Se você dissesse a alguns torcedores do Arsenal que eles estariam envolvidos na briga pelo título dessa temporada, eles te chamariam de mentiroso, mas uma campanha muito forte pelo menos na primeira metade da Premier League vai significar pelo menos um segundo lugar aos Gunners. O Arsenal liderou a competição por muito tempo, mas agora o Manchester City assumiu a ponta e depende apenas de si para mais um título inglês.
O time de Mikel Arteta foi goleado pelo próprio City por 4 a 1 na última vez que entrou em campo para chegar a uma pobre sequência de quatro partidas seguidas sem conseguir uma vitória sequer. Agora é enfrentar o Chelsea, talvez o adversário ideal para se recuperar devido ao momento dos Blues, mas clássico é clássico e tudo pode acontecer. William Saliba ainda é desfalque, um dos mais importantes atletas da equipe.
A situação do Chelsea é totalmente dramática. São oito jogos sem vitórias e cinco derrotas desde que Frank Lampard reassumiu o clube interinamente. As coisas estão tão ruins para os Blues que, neste momento na tabela, estão empatados em pontos com o Bournemouth e foram ultrapassados pelo Crystal Palace na 12ª colocação. A lista de desfalques ajuda a explicar um pouco o momento conturbado: Reece James, Cucurella, Mount e Koulibally estão fora, enquanto Kai Havertz está recuperado de dores no joelho e poderá ser aproveitado.
As melhores oportunidades que achei para essa partida estão no mercado de faltas na Betfair. Confira as seleções:
Raheem Sterling comete 1 ou mais faltas
Raheem Sterling foi titular em quatro das cinco partidas com Frank Lampard no comando do Chelsea. O atacante inglês só ficou de fora do jogo de volta contra o Real Madrid na Champions League em um duelo que já estava praticamente definido devido a diferença de nível entre as equipes no momento. Lampard já escalou Sterling tanto como atacante aberto pelo lado como mais por dentro como referência e claramente confia no desempenho do jogador.
Sterling registra uma média de 1.16 faltas por partida desde que chegou no Chelsea. Ele cometeu pelo menos uma falta em todos os jogos sob o comando de Lampard. O jogador se dedica muito para pressionar a saída de bola adversária após o Chelsea perder a bola e pode ser forçado a cometer infrações para parar contra-ataques ou no excesso de vontade para recuperar a bola.
Ben Chilwell comete 1 ou mais faltas
Apesar da partida extremamente tímida contra o City na última rodada, os pontas do Arsenal são muito difíceis de serem marcados normalmente. Bukayo Saka no lado direito e Gabriel Martinelli na esquerda fazem grande temporada, em especial o jovem inglês. Ele acumula uma média de 4.63 tentativas de take-on por jogo e tem os maiores números do quesito na liga. Seus perigosos dribles atraem muitas faltas, com Saka sofrendo 1.78 faltas por partida – sofreu uma falta em 19 dos 24 jogos que disputou desde a Copa do Mundo.
Com Marc Cucurella estando ausente, Chilwell deve começar a partida como titular como já vem acontecendo – jogou quatro dos cinco jogos de Lampard. E o lateral inglês cometeu pelo menos uma falta em todos eles. Na temporada inteira são 0.94 faltas por jogo e essa média aumenta quando o nível dos adversários é mais alto: cometeu pelo menos uma falta em todos os seus jogos na Champions League, por exemplo. Ele terá que lidar diretamente com Saka e isso pode ser um perigo.
Thomas Partey comete 2 ou mais faltas
Lampard escalou o seu Chelsea com quatro meio-campistas para enfrentar o Real Madrid na partida de volta. Perderam por 2 a 0, mas jogaram bem dentro do possível e até ‘venceram’ no xG. O técnico interino tentou algo parecido na derrota para o Brentford e, apesar dos resultados negativos, pode acabar insistindo nesse esquema mais uma vez para marcar mais forte e tentar reter a bola contra a pressão do Arsenal.
Com isso, vemos que todos os meio-campistas do Brentford cometeram pelo menos uma falta no duelo com o Chelsea. Dois deles, inclusive, cometeram duas infrações para parar os meias dos Blues.
Espero um cenário semelhante nesse jogo apesar da provável superioridade do Arsenal até na posse de bola. Thomas Partey tem uma média de 1.35 faltas por jogo nesta temporada e é um dos jogadores que mais caiu de rendimento nessa sequência negativa dos Gunners. O volante cometeu pelo menos duas faltas em todos os seus últimos quatro jogos, enquanto o Chelsea precisa desesperadamente dar uma resposta a sua torcida e tentará explorar os espaços cedidos pelo momento frágil e de pressão no Arsenal.