O Athletico Paranaense quer manter a boa fase e seguir na liderança do Grupo G. Nesta terça-feira, o Furacão recebe o Libertad, na Arena da Baixada, em um jogo que pode encaminhar a classificação para a próxima fase. O Athletico lidera o grupo com 7 pontos (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota), enquanto o Libertad está em 3º, empatado em pontos com o vice-líder Atlético MG, com 6 pontos (2 vitórias e 2 derrotas). No duelo anterior, o Athletico venceu o Libertad por 2 a 1, no Paraguai, com gols de Alex Santana e Rômulo (Óscar Cardozo fez o gol do Libertad).
No último sábado, o Athletico Paranaense comemorou uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Em casa, o Furacão bateu o líder Botafogo por 1 a 0 (gol de Alex Santana). Na semana passada, o Athletico já havia eliminado os cariocas pela Copa do Brasil, em pleno Estádio Nilton Santos, nos pênaltis. A fase dos paranaenses é boa: dos últimos dez jogos disputados, foram sete vitórias e três derrotas. Para vencer o Libertad, o Furacão conta com a boa fase do meio-campo, com as presenças de Terans (1 gol e 1 assistência), Alex Santana (2 gols), e dos atacantes Rômulo (1 gol e 1 assistência) e o jovem Vitor Roque (1 gol), principal destaque do setor ofensivo.
O Libertad quer pontuar no Brasil para seguir com boas chances de classificação na Copa Libertadores. No último sábado, a equipe foi derrotada por 2 a 0 pelo Cerro Porteño, pelo Torneio Apertura do Paraguai. O técnico Daniel Garnero colocou uma equipe mista em campo, tendo em vista o confronto pela copa continental, e pelo fato de liderar a competição nacional: o Libertad está com 50 pontos, 10 a mais que o vice-líder Cerro Porteño. Na última partida pela Libertadores, o Libertad conseguiu uma importante vitória: no Peru, venceu o Alianza Lima por 2 a 1 (os gols dos paraguaios foram marcados por Melgarejo e pelo zagueiro adversário, Santiago García, que marcou gol contra). Agora, a equipe tem um ponto a menos que o Athletico, líder do grupo, e a mesma pontuação do Atlético Mineiro (o Libertad venceu o Galo em pleno Mineirão na primeira rodada). Os paraguaios venceram as duas partidas disputadas como visitante e perderam as duas partidas disputadas como mandante na competição.
Athletico Paranaense vence
Quando é mandante, o Athletico Paranaense costuma demonstrar muita força. Recentemente, o Furacão perdeu na Arena da Baixada para o Grêmio, o que quebrou com uma sequência de meses de invencibilidade – no último jogo, vitória contra o líder Botafogo, provando mais uma vez que o mando de campo favorece os paranaenses. Dos últimos oito jogos como mandante, foram sete vitórias. Além disso, outros fatores também favorecem a aposta na vitória do Athletico: a própria vitória contra o Libertad no Paraguai, a boa fase atual, marcada por vitória contra o líder do Brasileirão e classificação na Copa do Brasil, além da presença dos principais jogadores para o confronto.
Mais de 0,5 gols no primeiro tempo
Pela Copa Libertadores, Athletico Paranaense e Libertad marcaram cinco gols cada. O jogo desta terça-feira deve ser marcado por ampla iniciativa dos donos da casa e busca de contra-ataques dos visitantes. O gramado sintético da Arena da Baixada favorece que os jogos sejam de intensidade e velocidade. E, neste local, os gols acontecem com frequência: em todos os últimos oito jogos disputados na Arena da Baixada houve pelo menos um gol antes do intervalo.
Mais de 9,5 escanteios
Como o jogo pode encaminhar a classificação do vencedor, e como há expectativa de uma postura bem ofensiva do dono da casa, a aposta é de um jogão com boas chances de jogadas de ataque, com escanteios. No último jogo do Athletico em casa, contra o Botafogo pelo Brasileirão, houve 13 escanteios. Das últimas cinco partidas como mandante, em quatro (80%) houve 10 ou mais escanteios.