Clássicos eliminatórios entre Real Madrid e Barcelona são sempre divertidos e nesta quarta-feira podemos ter mais um exemplo com um duelo válido pela partida de volta das semifinais da Copa do Rey.
A vantagem é do Barcelona, que conseguiu uma vitória por 1 a 0 em pleno Santiago Bernabéu no jogo de ida e agora precisa apenas defender esse resultado diante de seus torcedores no Camp Nou. No entanto, o Real Madrid vai chegar confiante após conseguir uma goleada por 6 a 0 no Real Valladolid no final de semana e, com a La Liga distante, vão querer ainda mais a virada.
Chance Dupla: Barcelona ou empate
Duelos ida e volta entre essas equipes são sempre um pouco estranhos e já vimos isso no primeiro jogo, com o Barcelona usando uma abordagem defensiva no Santiago Bernabéu. E valeu a pena, tendo em vista o resultado positivo pelo placar mínimo.
Esse tipo de partida é sobre ir para a distância dos 180 minutos e Xavi mostrou um nível de pragmatismo que sugere que ele estará bem feliz em apenas segurar sua vantagem com um empate nesta quarta-feira. Seria o suficiente para garantir a vaga na final.
Observando a dominância recente do Barcelona nos confrontos diretos e a forma atual em um geral, os culés podem ser vistos como favoritos neste confronto mesmo contra um ataque inspirado do Real Madrid. O time de Xavi venceu todos os três clássicos que aconteceram até aqui em 2023 e Carlo Ancelotti já deixou claro que não irá promover grandes mudanças em sua escalação para tentar reverter esse cenário.
Menos de 3.5 gols
Acredito que será um El Clásico de poucos gols por alguns motivos. Como mencionado acima, o Barcelona pode adotar novamente uma abordagem mais conservadora para buscar a vaga na final e defender sua vantagem mínima. Não devem atacar só por atacar e impressionar o estádio que estará lotado, já que a prioridade é avançar para a decisão. E nesse caso, o time culé se mostra capaz de conseguir uma clean sheet: até aqui nesta temporada, o Barça sofreu apenas três gols no Camp Nou em 14 jogos disputados por competições domésticas com jogadores como Ter Stegen e Araújo em boa fase.
Pelo ponto de vista do Real Madrid, Ancelotti já disse na entrevista antes da partida: “não vamos atacar como loucos em busca de gols”. E como a desvantagem é de apenas um gol no momento, faz sentido. Provavelmente não é isso que os torcedores madridistas queriam ouvir, mas me faz acreditar nessa seleção para esse grande duelo.
Karim Benzema tem 1 ou mais chutes em cada tempo
Karim Benzema acabou de marcar um dos mais rápidos hat-tricks da história do futebol espanhol, conseguindo três gols em apenas seis minutos e 30 segundos na vitória contra o Real Valladolid no final de semana. Agora o desafio é mais complicado para tentar colocar Los Blancos na final da Copa do Rey, torneio que vem sendo uma pedra no sapato da equipe.
O Real Madrid tem em média 11.3 chutes por partida quando enfrenta o Barcelona nesta temporada. Dentro desses números, 2.8 dessas finalizações são de Benzema e ele deve tentar ainda mais devido ao contexto do duelo desta quarta.
Enquanto o Barcelona vem sendo sólido defensivamente muito por causa de Ter Stegen, e com os desfalques na defesa que Xavi precisa lidar, os torcedores do Real Madrid estarão otimistas em um Benzema bem ativo para buscar finalizações durante os 90 minutos. No último confronto entre as equipes, o francês conseguiu dois chutes em cada tempo.
Ronald Araújo comente 2 ou mais faltas
Uma das batalhas que vai definir o rumo dessa partida certamente será no lado esquerdo do ataque do Real Madrid, com Vinicius Júnior e Ronald Araújo batalhando por aquele espaço. O brasileiro certamente vai testar mais uma vez as habilidades defensivas do defensor do Barcelona.
Nos três clássicos desta temporada, Araújo registrou em média 2.3 faltas cometidas por partida. Para nos deixar ainda mais otimistas, o defensor cometeu duas ou mais faltas em três dos seus últimos quatro jogos na temporada.
O árbitro da partida será Juan Martínez Munuera, que apresenta uma média de 27 faltas a cada 90 minutos no Campeonato Espanhol. Ele está entre os cinco árbitros que mais marca faltas por tentativa de desarme nessa temporada: 0.89 faltas por ‘tackle’. As estatísticas mostram que Araújo e Vinicius já tiveram 34 duelos nesta temporada e desta vez não deve ser diferente.