A atual campanha da Inter nesta temporada é marcada pela inconsistência, apesar de estar indo tão longe na Champions League. O time comandado por Simone Inzaghi é neste momento o quinto colocado da Série A, mas apenas um ponto atrás do rival Milan, que ocupa a quarta posição. Após uma boa sequência em fevereiro, a Inter deixou alguns pontos importantes pelo caminho e teve muita dificuldade para eliminar o Porto na fase anterior.
O último compromisso da Inter foi outro empate, dessa vez diante da Salernitana. Estavam vencendo até os 45 minutos da etapa final, o que seria a primeira vitória da equipe como visitante desde janeiro, mas o gol do ex-jogador do clube Antonio Candreva deixou tudo igual. Agora todas as atenções estão voltadas para a Liga dos Campeões e o adversário da vez é o Benfica.
O Benfica que faz uma temporada invejável. Na última sexta-feira conheceram apenas a sua segunda derrota em 27 jogos de Liga Portuguesa. Tomaram uma virada do rival Porto e a vantagem na liderança da competição caiu para sete pontos. Na Champions, fizeram impressionante campanha na fase de grupos para avançar em primeiro em uma chave com PSG e Juventus.
Nas oitavas de final, mais um show: vitória na ida fora de casa por 2 a 0 contra o Brugge e confirmação da classificação em casa com goleada por 5 a 1. Gonçalo Ramos, que também marcou na Copa do Mundo por Portugal, vem fazendo uma dupla de ataque muito eficiente com o brasileiro David Neres e o chaveamento permite que o Benfica sonhe em bater de frente com a Inter e chegar cada vez mais longe na principal competição de clubes do mundo.
Chance Dupla: Benfica ou empate
Apesar da derrota na última rodada da sua competição nacional, o Benfica vinha de uma incrível sequência de 12 vitórias em 13 jogos. Para melhorar esse retrospecto, 11 desses jogos os portugueses venceram por pelo menos dois gols de diferença. São o melhor ataque (68 gols marcados) e a melhor defesa (16 gols sofridos) e, diferentemente da temporada passada, quando também chegaram mas quartas de final mas enfrentaram o Liverpool como azarões, dessa vez possuem até certo favoritismo contra a Inter.
As armas são muitas: João Mário e Gonçalo Ramos estão entre os artilheiros da temporada em Portugal e jogadores como Grimaldo e o próprio João Mário também se destacam nas assistências. E a defesa da Inter não vem passando confiança, estando há mais de um mês sem conseguir manter uma clean sheet. O Benfica estará desfalcado de Alexander Bah e de Nicolás Otamendi, mas jogando dentro de casa tudo indica a necessidade e disposição de fazer um resultando interessante para a partida de volta.
Mais de 2.5 gols
Com exceção da partida contra o Porto que garantiu sua vaga nas quartas de final da Champions League, a Inter só não sofreu gol em um dos seus sete últimos jogos. Por coincidência (ou não), esse número bate com a data da última partida que o defensor Milan Škriniar fez pela equipe – agora ele está lesionado e seu futuro na próxima temporada parece ser o PSG.
Estou esperando ver o trio João Mário, Rafa Silva e Gonçalo Ramos explorar essa falta de consistência e de energia na defesa da Inter para lidar com ataques rápidos e um ritmo intenso. Por outro lado, apesar dos portugueses terem uma defesa sólida, não me surpreenderia se também fossem vazados. As armas ofensivas da Inter também não podem ser subestimadas: dois entre Lukaku, Lautaro Martinez, Edin Dzeko e Correa serão titulares e podem estar em uma noite iluminada.
Gonçalo Ramos marca ou dá assistência
Existem poucos atacantes na Europa que estão em um momento melhor do que o português Gonçalo Ramos. O jogadaor de 21 anos caiu como uma luva na vaga de Darwin Nunez e não deixou o momento cair em 2023: em março marcou dois gols contra Famalicão e Brugge, além de gol e assistência contra o Vitória e mais um gol diante do Rio Ave.
No clássico contra o Porto, ele fez toda a jogada que originou o gol contra de Diogo Costa que colocou o Benfica na frente. Gonçalo Ramos tem uma média de quase uma contribuição em gol por partida com seus 25 gols e 11 assistências em 38 jogos por todos as competições. Acredito que ele tenha a capacidade de aparecer nesse jogo importante, seja marcando ou como garçom.
Marcelo Brozovic comete 1 ou mais faltas
Marcelo Brozovic deve entrar em campo nesta terça-feira com a faixa de capitão da Inter de Milão. Ele é o volante central do trio de meio-campistas da Inter e vai ter que lidar diretamente com a velocidade do ataque do Benfica com Gonçalo Ramos, João Mário e Rafa Silva. O croata vem de uma sequência de três cartões amarelos em quatro partidas.
Apesar do Benfica provavelmente tomar a iniciativa, também vão abusar da velocidade de seus homens de frente e Brozovic estará exposto para evitar qualquer tipo de perigo e também contra-ataques. Ele cometeu pelo menos uma falta em seis dos seus últimos oito jogos.