Por um lado, a recente eliminação da Copa do Brasil botou água no chope da boa fase do Botafogo. Por outro lado, o Fogão segue líder do Campeonato Brasileiro. Além disso, os cariocas ainda disputam a Sul-Americana: na última terça-feira, empatou no Equador por 0 a 0 contra a LDU, o que manteve a equipe na liderança do grupo A, e garantiu a classificação à próxima fase – na última rodada do grupo, o Botafogo irá tentar manter o primeiro lugar, o que irá assegurar vaga direta nas oitavas-de-final da competição. Já o Fortaleza, mesmo tendo sido derrotado por 1 a 0 pelo Estudiantes de Mérida, na Venezuela, garantiu o primeiro lugar do grupo H – com o empate entre San Lorenzo e Palestino, nenhum dos adversários poderá ultrapassar o Leão na fase de grupos. Neste sábado, Botafogo e Fortaleza se enfrentam no Rio de Janeiro.
Algoz na Copa do Brasil, o Athletico Paranaense voltou a incomodar a vida do Botafogo na 9ª rodada do Brasileirão, quando venceu o confronto por 1 a 0 na Arena da Baixada, com gol de Alex Santana. Foi a segunda derrota dos cariocas na competição – o time segue liderando a competição, com 21 pontos (7 vitórias). Para o confronto contra o Fortaleza no Estádio Nilton Santos, o Botafogo poderá ter um importante desfalque: com dores, Tiquinho Soares, artilheiro na temporada, com 17 gols em 27 partidas, é dúvida. Além de Tiquinho, Luís Castro tem outros problemas por lesão: Matías Segovia, Gabriel Pires e Danilo Barbosa devem desfalcar o Glorioso neste sábado. Por outro lado, Luís Castro poderá contar com o jovem atacante Matheus Nascimento, que retornou do Mundial Sub-20. Pelo Brasileirão, o Botafogo venceu as cinco partidas que disputou como mandante.
O Fortaleza quer seguir pontuando para subir na tabela – com apenas uma derrota na competição, o Leão pontuou em oito das nove rodadas já disputadas. No último sábado, o Fortaleza recebeu o Bahia e empatou por 0 a 0. O Fortaleza está em 9º, com 14 pontos (3 vitórias, 5 empates e 1 derrota). Como visitante, venceu uma partida, empatou duas e perdeu uma. Diferente de Luís Castro, o treinador argentino Vojvoda conta com força máxima para o duelo. O lateral-esquerdo Bruno Pacheco está de volta. Além do defensor, Guilherme e Romarinho, que ficaram de fora do jogo contra o Estudiantes de Mérida, estarão à disposição. A recente saída de Moisés (3 gols na competição) ainda traz alguma dor de cabeça para o técnico, mas Thiago Galhardo, Pochettino e Silvio Romero têm sido boas opções do setor ofensivo.
Botafogo vence
Com cinco vitórias em cinco jogos como mandante no Brasileirão, o Botafogo quer manter o início avassalador na competição para não perder o primeiro lugar. É verdade que a dúvida sobre a presença de Tiquinho Soares preocupa, mas Eduardo, Júnior Santos e o jovem Matheus Nascimento são nomes importantes do setor ofensivo, e a aposta é que ajudarão a levar o Glorioso a mais uma vitória.
Botafogo tem 5 ou mais chutes no gol
Pelo Brasileirão, o Fogão tem média de 15,1 finalizações por jogo, sendo 4,9 no alvo. Das cinco partidas disputadas como mandante, em apenas uma o Botafogo chutou no alvo menos de cinco vezes (na primeira rodada, contra o São Paulo). Em um jogo em que a equipe de Luís Castro deve partir para cima, a aposta é em pelo menos 5 chutes no alvo.
Menos de 3,5 gols
Apesar da vocação ofensiva das equipes, os jogos não costumam ter mais de 3 gols. Dos últimos 10 jogos disputados pelo Botafogo, contando todas as competições, em 8 (80%) não houve mais do que 3 gols no jogo. Em relação ao Fortaleza, dos últimos 10 jogos disputados, em 9 (90%) não houve mais do que 3 gols no jogo.