Brighton e Manchester City se enfrentam nesta quarta-feira para disputar o penúltimo jogo adiado e deixado todos em condições de igualdade para o acontecimento da rodada final no próximo domingo. As duas equipes participaram das semifinais da FA Cup e vão enfim colocar seus compromissos em dia. Em termos de Premier League, os dois times já conquistaram seus objetivos e chegam tranquilos para esse duelo.
O Manchester City ainda tem muito o que disputar na temporada, mas não na liga inglesa. A equipe de Pep Guardiola já garantiu o título no último final de semana, utilizou reservas contra o Chelsea e já está com a cabeça nas finais contra Manchester United e Inter de Milão. A primeira, pela FA Cup, acontece no dia 03 de junho em Wembley e a segunda, pelo sonho da Champions League e de um possível triplete, em Istanbul. A questão é saber como Pep vai administrar seus atletas nessas duas rodadas finais da liga.
Pelo lado do Brighton até chegou a existir expectativa de top 4 em certo momento da temporada, mas garantir o sexto lugar e uma vaga na Europa League já é um feito e tanto para quem ainda teve que trocar de treinador na primeira metade de 2022/2023. De Zerbi assumiu a equipe, se adaptou rapidamente ao estilo de jogo do clube e da liga, aperfeiçoou ideias e montou um dos times mais ofensivos e interessantes de se acompanhar da Inglaterra.
Apesar de estar com apenas três pontos de vantagem para o Tottenham, atual sétimo colocado, a larga vantagem no saldo de gols já garante a sexta posição para o Brighton e sua vaga na Europa League. Ainda assim, a equipe deve entrar com o que tem de melhor em campo salvo alguns desfalques mais antigos, como Lamptey, Sanchez e March. Titulares importantes deste momento como MacAllister, Mitoma e Enciso devem começar o jogo e todos possuem boas médias de finalização, já dando um spoiler do que vem por aí.
Pelo lado do Manchester City é complicado imaginar como Guardiola vai escalar a sua equipe tendo em vista que são apenas amistosos esperando pelas finais. Mais cedo nesta quarta, as informações foram de que quatro dos cinco zagueiros do elenco dos citizens nem viajaram para a partida. Após festejar muito o título inglês, o City terá esse compromisso que promete ser bem aberto e deve contar com alguns titulares: John Stones, Kyle Walker, Rodri podem começar, além de atletas importantes para o grupo como Mahrez e Foden.
Tendo tudo isso em mente, preparei algumas seleções para o nosso Criar Aposta desta quarta em um jogo que promete nos entregar bastante entretenimento. Confira e não se esqueça de criar sua conta na Betfair para aproveitar os mercados exclusivos da casa que utilizou aqui neste palpite.
Brighton tem 4 ou mais chutes no alvo
O Manchester City vai enfim poder relaxar após uma sequência incrível de jogos decisivos e conseguindo vitória em todos. O tricampeonato já está em mãos e ainda assim venceram o Chelsea por 1 a 0 no último domingo. Defensivamente falando, a média de chutes a gol cedidos pelos citizens é de 2.17 por partida, mas os Blues finalizaram seis vezes contra o gol defendido por Ortega.
O Brighton por sua vez finaliza em média 5.78 vezes ao gol adversário por partida – o melhor número da liga. Tiveram pelo menos quatro chutes no alvo em 13 de seus últimos 14 jogos. Essa sequência inclui duelos contra Arsenal, Chelsea, Tottenham e United – todas com pelo menos quatro chutes a gol. Diante de um City relaxado e com os principais nomes da defesa poupados, acredito que possam repetir esse desempenho.
Mais de 2.5 gols
Os jogos do Brighton costumam entregar muitos gols, principalmente recentemente. Oito das últimas 10 partidas do clube tiveram pelo menos três gols – somente nos dois duelos contra o Manchester United essa linha não bateu. Pelo lado do City, muito por si, os duelos também costumam ter um bom número de gols. 13 de seus últimos 16 jogos tiveram pelo menos três bolas na rede. As exceções foram confrontos com Real Madrid e Bayern fora de casa e a partida com o Chelsea no último domingo em clima de festa.
Pascal Groß comete 1 ou mais faltas
Pascal Groß vem sendo o jogador preferido de De Zerbi para atuar na lateral-direita do Brighton apesar de ter sido realocado no meio-campo no último jogo do Brighton. Ele tem uma média de 0.97 faltas por partida e cometeu pelo menos uma infração em 10 de seus últimos 11 jogos.
Neste duelo, Groß terá que lidar provavelmente com algum jovem atacante do City disposto a mostrar serviço. Cole Palmer ou Phil Foden devem atuar na ponta-esquerda do time de Manchester na ausência de Jack Grealish.