A tarde de quinta-feira no futebol inglês colocará frente a frente Brighton e Manchester United, com as equipes pagando jogo atrasado da Premier League. Ambos se enfrentaram recentemente em Wembley pela semifinal da FA Cup e os Red Devils levaram a melhor após empate sem gols no tempo regulamentar e vencer na disputa de pênaltis. Foi um duelo bem disputado com as duas equipes tendo suas chances para vencer e esperamos um cenário semelhante e talvez até mais aberto nesta quinta.
O Brighton deu show na última vez que entrou em campo: no sábado receberam o Wolves em casa e aplicaram uma sonora goleada por 6 a 0. Isso que De Zerbi modificou bastante seu time titular e o resultado claramente foi bastante positivo: jogadores como Mitoma, Caicedo e até Mac Allister foram colocados no banco e seus substitutos deram conta do recado com Welbeck, Undav e Gross marcando dois gols cada no confronto.
Apesar do impacto das novidades, espero que o Brighton volte a ter seus principais jogadores no time inicial para enfrentar o United. O time da casa ocupa a oitava posição neste momento na tabela, mas possui jogos a menos e ainda pode sonhar com vaga em competição europeia, principalmente com os pontos desta quinta. São quatro jogos como mandante sem saber o que é derrota e uma campanha no geral boa no AMEX Stadium: oito vitórias, três empates e quatro derrotas.
O Manchester United também vem de vitória, com o time passando pelo Aston Villa no final de semana por 1 a 0 em Old Trafford. A título de curiosidade, foi a primeira partida que o Villa não marcou desde que Unai Emery assumiu o comando da equipe – uma sequência de 20 jogos. Ela chegou ao fim em partida definida por tento marcado por Bruno Fernandes para dar o triunfo ao time vermelho de Manchester. Resultado importante para encaminhar de vez a presença entre os quatro primeiros.
No entanto, os jogos foram de casa contra times da primeira metade da tabela vem sendo bem complicados para o time de Ten Hag. Entre os 10 primeiros colocados, a última vitória como visitante do United na Premier League foi em novembro contra o Fulham. Apesar da boa temporada, os Red Devils encontram sérias dificuldades contra oponentes mais qualificados na liga.
Marcus Rashford tem 1 ou mais chutes no gol
Não há maneira melhor de começar a escolher as nossas seleções para a aposta desta quinta-feira do que com o principal jogador do Manchester United para acertar o gol. Rashford faz temporada impressionante, principalmente em 2023 e sempre chama a responsabilidade para tentar balançar a rede. Para se ter uma ideia, a aposta sugerida acima deu green em 20 das últimas 22 partidas do atacante inglês na Premier League.
Me parece uma seleção certeira e que vai agregar certo valor a nossa aposta, com Rashford vivendo grande fase e sempre procurando o gol pelo lado do United. São 16 gols para o inglês na temporada até aqui, o colocando entre os cinco principais artilheiros da liga. Erik Ten Hag tem variado o uso de Rashford entre a ponta esquerda e o comando de ataque. Mesmo assim, seus números de finalização ao gol se mantém constantes independente da posição que inicia a partida.
Kaoru Mitoma tem 1 ou mais chutes no gol
Outra boa seleção de valor aparece também com o destaque ofensivo do Brighton. O japonês Mitoma já marcou alguns gols importantes para sua equipe durante toda essa temporada e deve retornar ao time titular após descansar entre os reservas no final de semana. Foram 18 jogos como titular nos últimos 19 para o jogador.
Agora vamos falar sobre números. Mitoma teve pelo menos um chute a gol em 15 de suas últimas 17 partidas como titular. Algo que me surpreende é sua conversão nas finalizações: são 35 chutes ao todo na temporada e 17 deles foram no alvo – 48.57% de aproveitamento. Ou seja: quase metade de seus chutes ou dá trabalho ao goleiro adversário ou balança a rede.
Mitoma é uma peça chave para o sucesso do Brighton nesta temporada e desde novembro vem sendo titular com muita frequência, como os números acima indicam. Jogando como ponta-esquerda, ele tem liberdade para levar a bola para o seu pé preferido com espaço para arriscar finalizações, seja de longe ou já dentro da área. O Brighton é um dos times mais criativos da liga pelas estatísticas e Mitoma terá provavelmente Dalot pela frente na marcação.
Solly March comete 2 ou mais faltas
Para alavancar o valor da nossa aposta, vamos com Solly March cometendo duas ou mais faltas durante a partida. Pode parecer arriscado, mas tenho algumas razões para bancar essa seleção. Primeiramente, March está entre os sete jogadores mais faltosos de toda a Premier League. São 46 infrações cometidas e em um jogo que deve ser acelerado e disputado, ele pode acabar adicionando mais a esses números.
Essa aposta tem dado green de forma recorrente nas últimas semanas, mais precisamente em todos os últimos três jogos. March cometeu duas faltas até contra o Wolves no final de semana mesmo com goleada e jogando apenas 55 minutos. Dessa vez acredito que vá ficar em campo durante toda a partida e terá que lidar com jogadores rápidos do ataque do Manchester United.
Ampliando o recorte, March cometeu duas ou mais faltas em 11 de seus últimos 18 jogos.