A tarde de sábado no futebol inglês nos reserva uma viagem do Aston Villa até Londres para enfrentar o Chelsea em Stamford Bridge em duelo que coloca frente a frente o 10º e o 11º da tabela da Premier League, empatados em 38 pontos. Os Blues tiveram um leve crescimento de rendimento antes da pausa para a Data Fifa vencendo Leeds, Dortmund e Leicester em sequência e sofrendo apenas um gol nestas partidas. Já os visitantes deste duelo também vem em boa fase: conquistaram 10 pontos nos últimos quatro jogos contra times da segunda metade da tabela.
O Chelsea iniciou a temporada com Thomas Tuchel no comando – técnico que venceu a Champions pelo clube apenas dois anos atrás. No entanto, um péssimo início de temporada já foi suficiente para a troca de comando dos Blues, que surpreendeu boa parte da torcida. Ele foi substituído por Graham Potter, que começou muito bem sua caminhada no clube londrino, mas quando começou a perder, não parou mais. Antes de março, venceram apenas dois jogos em 15 disputados.
O Aston Villa também já trocou seu comando técnico durante essa temporada. Steven Gerrard venceu apenas dois jogos em 12 e foi substituído por Unai Emery no final de outubro. Desde então, os resultados mudaram para os Villans. No momento da chegada do técnico espanhol, a equipe só não estava na zona de rebaixamento por saldo de gols e, agora, ocupa posição confortável na tabela. Uma vitória aqui seria bem positiva para ampliar a boa sequência: apenas seis times conquistaram mais pontos que os 26 do Aston Villa nas últimas 15 rodadas.
Joao Felix tem mais de 2.5 chutes
Joao Felix tem sido uma faísca de esperança para os torcedores do Chelsea nesta pobre temporada da equipe até aqui. Apesar da sua expulsão na estreia, o atacante português vem impressionando em algumas partidas e não costuma hesitar na hora de finalizar. Em todos os seus últimos oito jogos, Felix teve pelo menos duas finalizações – três em seis deles. Nos dois jogos que não finalizou em três oportunidades, jogou menos de 65 minutos.
Isso significa que em 672 minutos pelos Blues, o atacante tem 30 chutes e uma média de 4.02 finalizações por partida em todas as competições.
Mais de 9 escanteios para ambos os times combinados
Os jogos em casa do Chelsea possuem em média 11 escanteios nesta temporada. Foram pelo menos 10 tiros de canto em 77% das partidas. Os Blues costumam ter mais de seis escanteios para si no Stamford Bridge e conceder praticamente cinco. Nas últimas cinco partidas realizadas em Londres com mando do Chelsea foram 58 cantos.
Os números em jogos do Aston Villa também são altos. As partidas dos Villans registram em média 9.70 escanteios por partida – a estatística varia apenas para 9.46 quando falamos em jogos fora de casa. E para me deixar ainda mais otimista, mais da metade dos jogos deles como visitantes tiveram pelo menos dez tiros de canto.
Mais de 3 cartões para ambos os times combinados
As duas equipes envolvidas neste confronto estão entre as que mais recebem cartão na atual temporada da Premier League. Os jogos do Chelsea registram em média 4.11 cartões por jogo, aumentando para 4.38 quando é no Stamford Bridge. Essa linha bateu em 62% dos duelos dos Blues até aqui. Já o Aston Villa participa de jogos com ainda mais cartões quando joga fora de casa, 4.46 em média.
O árbitro do confronto será Andy Madley. Ele já comandou 18 jogos de Premier League nesta temporada e mostrou 67 cartões neles, uma média de 3.73 por partida. Foram 40 cartões nos últimos oito jogos que apitou (incluindo um vermelho).