A final da UEFA Nations League coloca Croácia x Espanha frente a frente no domingo à noite em Roterdã, no Stadion Feyenoord, ou ‘De Kuip’. Para a Espanha, esta é a segunda vez que chegam à final da Nations League, sendo o único país a ostentar tal feito desde o início da competição em 2018, e eles estarão buscando um resultado melhor do que em 2021, quando foram derrotados por 2 a 1 pela França na final.
A Espanha estará sob o comando de um treinador diferente, Luis de la Fuente, que já está sob pressão, e a vitória nesta final pode lhe garantir um tempo crucial antes das eliminatórias da Euro.
A equipe de De la Fuente foi surpreendida com uma derrota bem constrangedora para a Escócia em março, mas se recuperou com uma vitória por 2 a 1 sobre a Itália nas semifinais na quinta-feira, com destaque para Joselu, jogador do Espanyol que marcou o gol da vitória no final do segundo tempo.
Para este duelo, preparamos um palpite pela Betfair aproveitando mercados especiais do site como os de Faltas. Leia abaixo a análise e os palpites selecionados por nossos analistas para este confronto.
Croácia x Espanha: Tendências e Finais da Nations League
Quando se trata de detectar tendências para a final da Nations League, há apenas duas finais anteriores para se analisar nesta competição ainda relativamente nova. A primeira final foi em 2019 e a seleção anfitriã Portugal derrotou a Holanda por 1 a 0, antes de a França vencer a Espanha por 2 a 1 em Milão em 2021. Foi uma ocasião muito disputada, e Portugal garantiu a vitória.
Na segunda final, a França registrou 1.0 xG (gols esperados) e a Espanha teve 0.7 xG nesse jogo de três gols. O interessante é que, no geral, a fase final da Nations League costuma produzir gols. Analisando todas as semifinais e finais da Nations League realizadas até agora, sete das oito partidas tiveram gols de ambas as equipes.
A única semifinal ou final da Nations League a não ter gols marcados foi a final entre Portugal e Holanda em 2019, um jogo caracterizado pelas abordagens conservadoras de Fernando Santos e Ronald Koeman. No geral, os jogos da fase final da Nations League, excluindo o jogo de disputa do terceiro lugar, tiveram uma média de 3,35 gols por 90 minutos, com 29 gols marcados em oito partidas, duas das quais foram para a prorrogação, incluindo a vitória da Croácia por 4 a 2 na prorrogação sobre a Holanda na quarta-feira.
Parece que os jogadores acabam encarando as partidas da Nations League de maneira mais descontraída, dispostos a arriscar mais no ataque e menos disciplinados na defesa, algo que vimos claramente nas duas semifinais da última semana. Como o ex-técnico da Espanha, Luis Enrique, disse famosamente após a última edição: “Senti menos pressão na fase final da Nations League, o que foi como um bônus para os jogadores”. Se essa for a abordagem dos jogadores da Espanha e da Croácia no domingo à noite, poderemos ver muitos gols.
Considerando os jogos de cada um dos times nas semifinais que lhes classificaram, Croácia protagonizou um jogo de 4 gols no tempo regular (2×2 contra a Holanda) e Espanha derrotou a Itália com o gol de Joselu no finalzinho após uma partida inteira empatada em 1×1. Ou seja, Croácia x Espanha acontece na esteira de dois confrontos com pelo menos 3 gols.
Os espanhóis enfrentarão uma equipe croata que surpreendeu a Holanda com dois gols na prorrogação para vencer por 4 a 2 na quarta-feira. No último encontro entre as equipes, uma emocionante vitória por 5 a 3 para a Espanha os levou adiante na Euro 2020, enquanto seus dois encontros anteriores na Nations League resultaram em 11 gols marcados entre eles.
Croácia: atualizações da equipe
Pela Croácia, Andrej Kramarić foi quem abriu o placar para sua equipe na semifinal, mesmo que tenha sido de pênalti. Ele também abriu o placar nas eliminatórias recentes para a Euro contra o País de Gales e tem uma média de 2.35 chutes por 90 minutos pela Croácia desde sua atuação com dois gols contra o Canadá na Copa do Mundo.
Josip Sutalo esteve abaixo do esperado quando foi substituído no jogo contra a Holanda, mas não há nada indicando que o zagueiro vá ficar de fora da final. Excelente para o técnico Zlatko Dalic, que precisa lidar com a ausência de Josko Gvardiol.
Nenhuma nova lesão foi registrada para os croatas após o jogo de quarta-feira, e o experiente Luka Modric, de 37 anos, deve continuar titular e com a faixa de capitão pela Croácia.
Espanha: atualizações da equipe
Quando se trata das estatísticas de Croácia x Espanha, um jogador realmente se destaca – e esse é Joselu. O atacante do Espanyol, esperado para se juntar ao Real Madrid nos próximos dias, entrou como reserva e marcou o gol da vitória contra a Itália durante a semana.
Esse foi seu terceiro gol pela Espanha, mesmo tendo jogado apenas 81 minutos pela seleção até agora.
Como a Croácia, a Espanha atravessou as semifinais sem novas baixas, mas vale observar que Rodrigo, do Leeds, só jogou até o fim do primeiro tempo na quarta. Mudanças devem ocorrer nas escalações e Marco Asensio é uma alternativa para Croácia x Espanha.
Croácia x Espanha: escalações esperadas
Croácia: Dominik Livakovic, Josip Juranovic, Domagoj Vida, Bosko Sutalo, Ivan Perisic, Luka Modric, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic; Mario Pasalic, Andrej Kramaric e Luka Ivanusec. Técnico: Zlatko Dalic.
Espanha: Unai Simón, Jesús Navas, Robin Le Normand, Aymeric Laporte, Jordi Alba, Mikel Merino, Rodri, Marco Asensio, Gavi, Yeremi Pino, Álvaro Morata. Técnico: Luis de la Fuente.
Croácia x Espanha: palpites para a Final da Nations League
Ambos os times marcam em Croácia x Espanha
Podemos esperar que ambas as equipes marquem, como aconteceu nos dois últimos jogos entre Croácia x Espanha e como aconteceu nos jogos das semifinais de ambas as equipes durante a semana. Sete das oito partidas da fase final da Nations League até agora foram bem-sucedidas para as apostas de “ambas as equipes marcam” (BTTS), e esta pode ser mais uma.
Joselu tem 1 ou mais chutes no gol
Joselu ainda não começou uma partida pela Espanha, o que pode explicar por que as odds “2 chutes no gol” estejam tão altas na Betfair. Espera-se que ele seja notado por Luis de la Fuente para este jogo depois de marcar 3 gols em 81 minutos entrando como reserva em suas três primeiras partidas internacionais.
Como um jogador de impacto saído do banco, ele registrou dois chutes no alvo contra Noruega e contra Escócia, e apenas um contra a Itália, mas entrou em campo aos 84 minutos. Com seu bom desempenho, é provável que ele pelo menos tenha um tempo considerável em campo. Mesmo sendo reserva, Joselu será o ponto focal do ataque da Espanha e deve ter um número decente de tentativas de arremate.
Gavi comete 2 ou mais faltas
O combativo meio-campista Gavi acumula uma média alta de 2,42 faltas por 90 minutos nesta temporada inteira, e o número fica ainda maior quando joga pela Espanha, chegando a 3,27. Na verdade, Gavi cometeu cinco faltas em um único jogo com a mesma frequência em que não cometeu nenhuma falta em uma partida pela Espanha.
Quatro faltas contra a Itália fizeram com que sua média nos últimos 12 jogos, entre clube e seleção, ficasse em 1,95, e é quase certo que ele manterá o árbitro alemão Felix Zwayer ocupado.
Mais de 3,5 gols em Croácia x Espanha
Croácia x Espanha se enfrentaram três vezes nos últimos cinco anos e em cada ocasião houve muitos gols. Houve uma vitória da Espanha por 6 a 0 na fase de grupos da Nations League em 2018, antes de a Croácia garantir a revanche com uma vitória por 3 a 2 ainda no mesmo ano.
Em seguida, eles se encontraram nas oitavas de final da Euro 2020, em um jogo que terminou em 3 a 3 antes de a Espanha vencer por 5 a 3 na prorrogação. Isso resulta em uma média de 5,70 gols por 90 minutos nos recentes jogos entre Croácia x Espanha. Levando em consideração a estatística mencionada acima de que os jogos da fase final da Nations League costumam ter uma média de 3,35 gols por 90 minutos, podemos esperar um jogo animado no domingo.
Com odds 4.00 na Betfair, esta entrada parece ter bastante valor.
Croácia x Espanha: onde assistir?
Às 15h45min (pelo horário de Brasília), será possível assistir Croácia x Espanha em transmissão ao vivo pelo serviço de streaming Star+, além dos canais ESPN e SporTV.