O sábado de futebol europeu terá seu pontapé inicial com Crystal Palace x West Ham logo pela manhã na Premier League. Uma vitória para ambos os times terá o mesmo significado: deixar a permanência na elite do futebol inglês praticamente encaminhada – o Palace alcançaria a marca de 40 pontos e os Hammers chegariam a 37. Geralmente essas pontuações são suficientes para evitar a queda.
O Crystal Palace estava sob um momento bem complicado e optou por interromper o trabalho de Patrick Vieira ao ver a equipe se aproximando da briga contra o rebaixamento. No entanto, vários de seus próprios torcedores pareceram decepcionados de ver o francês deixar o clube após uma sequência dura de resultados, mesmo estando sem vencer em 2023. A confiança não aumentou quando foi anunciado que Roy Hodgson estaria de volta, mas três vitórias seguidas contra Leicester, Leeds e Southampton tranquilizou e muito o ambiente do Palace.
Após essa sequência positiva, empataram com o Everton e perderam para o Wolves, mas ainda ocupam a 12ª posição na tabela da Premier League e tem oito pontos de vantagem para o primeiro time da zona de rebaixamento. Tudo indica que permanecerão na elite na próxima temporada.
Pelo lado do West Ham, a campanha no Campeonato Inglês é considerada decepcionante. O lado bom é que ainda estão vivos na Conference League e um título seria muito bem vindo para a tradicional equipe de Londres. Pelo poder do seu grupo de jogadores, inclusive, são considerados favoritos para o torneio europeu.
Na Premier League, são cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento e ainda uma partida a ser jogada em relação aos rivais. Ainda precisam pontuar para que a permancência seja garantida, principalmente após a decepção de perder para o Liverpool em casa após sair vencendo no primeiro tempo. Apesar da situação na tabela, são apenas duas derrotas nos últimos 11 jogos e três vitórias em quatro partidas fora de casa por todas as competições.
Eberechi Eze tem 1 ou mais chutes no gol
Eberechi Eze era um jogador pouco aproveitado por Patrick Vieira na primeira parte da temporada, mas desde a chegada de Hodgson se tornou uma das peças com mais minutos em campo. Na verdade, jogou todos os 450 sob o comando do novo treinador. Sua média na temporada é de 2.35 chutes por partida com 0.86 deles sendo no alvo, mas esses números estão aumentando recentemente tendo mais tempo em campo. São três gols marcados nos últimos cinco jogos – dois deles contra o Southampton – e 15 finalizações. Nove delas no alvo.
Ou seja, a seleção sugerida acima foi green em todas as cinco oportunidades. O atacante jogo pelo menos 85 minutos em 13 jogos nesta temporada e conseguiu um chute a gol em nove dessas partidas. Inclusive em cinco de seis no Selhurst Park, palco do duelo deste sábado. No primeiro turno no London Stadium, Eze jogou o jogo inteiro, finalizou quatro vezes (uma no alvo) e ainda conseguiu uma assistência.
Thilo Kehrer comete 1 ou mais faltas
São 29 faltas cometidas para Thilo Kehrer até aqui nesta temporada, uma média de 1.36 por partida. Apenas Lucas Paquetá e Tomas Soucek no elenco do West Ham cometeram mais infrações que o defensor, que ainda recebeu quatro cartões amarelos. São 22 partidas como titular pelo Kehrer em 2022/23, fazendo pelo menos uma falta em 17 deles. Jogando fora de casa, a média se sustenta em uma por jogo com nove faltas em nove partidas.
O principal jogador a ser marcado por Kehrer provavelmente será Jordan Ayew, que é o atleta do Crystal Palace que mais sofreu faltas até aqui nessa temporada. São 74 no total, uma média de 2.94 a cada 90 minutos. Nas últimas 10 partidas em que Ayew jogou pelo menos 60 minutos, são 30 faltas sofridas no total, pelo menos uma em todas elas.
Mais de 1.5 cartões para West Ham
Somando sua participação em todas as competições nos últimos cinco jogos fora de casa, o West Ham acumula 11 cartões recebidos. Em dois desses jogos a equipe recebeu três amarelos e em quatro deles houve pelo menos duas advertências da arbitragem.
Em cinco jogos desde a chegada de Roy Hodgson, os adversários do Crystal Palace já receberam 18 cartões, incluindo um vermelho. Essa seleção teria sido green em todas essas partidas com folga, já que os oponentes tomaram pelo menos três cartões em todas as oportunidades.
O árbitro da partida será Craig Pawson, que acumula uma média de 3.94 cartões partidas em 19 jogos de Premier League nesta temporada.