A segunda semifinal da Nations League acontece nesta quinta-feira, com Espanha x Itália definindo o segundo finalista desta competição UEFA. Os espanhois tentam voltar a uma decisão de campeonato desde a Copa das Confederações 2013, enquanto os italianos buscam superar o trauma de ter ficado fora da Copa do Mundo 2022 e repetir o sucesso da Europa 2021.
A outra semifinal foi disputada entre Holanda e Croácia. A grande final desta edição da Nations League está marcada para o próximo domingo, dia 18 de junho, às 15h45 (horário de Brasília). Sobre La Roja e os Azzurri, é um confronto historicamente equilibrado, com 12 vitórias para a Espanha, 11 para a Itália e expressivos 16 empates.
Confira os melhores palpites selecionados por nossos analistas e faça sua aposta pela casa de apostas Betfair, onde os mercados para esta partida estão disponíveis!
Espanha x Itália: forma recente
A Espanha estava no Grupo 2 da Nations League e se classificou de forma dramática ao vencer Portugal fora de casa na última rodada da primeira fase. Os espanhois fizeram 11 pontos contra 10 dos portugueses com três vitórias, dois empates e uma derrota em seis rodadas. Foram oito gols marcados e seis sofridos.
Mas a fase de grupos dessa competição se encerrou em setembro do ano passado. Desde então, a Espanha já entrou em campo sete vezes: três vitórias, duas derrotas e dois empates. Um desses empates, no entanto, terminou em derrota nos pênaltis para Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Já a Itália estava no Grupo 3, que era o chamado grupo da morte. Alemanha e Inglaterra faziam companhia aos italianos, mas de forma surpreendente quem ameaçou a classificação do time de Mancini foi a Hungria. Três vitórias, dois empates e uma derrota para a Itália, classificada em primeiro lugar com 11 pontos.
Os compromissos dos italianos em 2023 foram pelas eliminatórias da Eurocopa. Novamente a Inglaterra pelo caminho e derrota por 2 a 1 em casa na estreia, mas o time se recuperou na rodada seguinte e bateu Malta por 2 a 0 como visitante.
Espanha: atualizações sobre a equipe
Após a saída de Luis Enrique, Luis de la Fuente assumiu o comando da Seleção Espanhola e alguns já o consideram sob pressão por resultados. Para os compromissos desta Data Fifa, jogadores que poderiam ser importantes como Pedri e Alejandro Balde estão indisponíveis, já que terminaram a temporada lesionados. Outros como David Garcia, Bernard e Nico Williams tiveram que deixar a convocação e foram substituídos por Nacho, Fran García e Ansu Fati.
Pedri e Balde especificamente são ausências importantes, já que foram dois dos principais jogadores do Barcelona no título de La Liga na temporada. Laporte e Rodrigo Hernandez, campeões da Champions League com o Manchester City no último sábado, estarão à disposição.
Itália: atualizações sobre a equipe
A Itália deve contar mais uma vez nesta partida com Mateo Retegui, jogador que se destacou ao marcar em suas duas primeiras partidas pela seleção no início deste ano. Ele deve ganhar sequência no comando de ataque deixando Ciro Immobile no banco.
Mattia ZZaccagini e Nicolo Zaniolo foram convocados por Roberto Mancini para esses compromissos, mas dificilmente devem aparecer entre os titulares neste primeiro jogo. Os derrotados na final da Champions League (Acerbi, Bastoni e Dimarco) estão liberados para serem também a base da defesa da Itália.
Espanha x Itália: escalações esperadas
Espanha: Unai Simón, Daniel Carvajal, Le Normand, Laporte, Alba; Zubimendi, Mikel Merino, Gavi; Marco Asensio, Ansu Fati, Morata. Técnico: De La Fuente.
Itália: Donnarumma, Di Lorenzo, Scalvini, Bastoni, Dimarco; Jorginho, Barella, Verratti; Chiesa, Pellegrini, Retegui. Técnico: Roberto Mancini.
Desfaques da Espanha: Balde, Pedri, David Garcia, Bernard, Nico Williams.
Desfalques da Itália: sem desfalques para Espanha x Itália.
Palpites para Espanha x Itália
Itália se classifica
Os primeiros sinais mostram que a decisão da Espanha de interromper o trabalho de Luis Enrique e substituí-lo por De La Fuente foi um pouco precipitada. Os principais nomes da seleção espanhola ou não estão no mesmo nível de anos atrás ou são muitos jovens. Para esse jogo, ainda com ausências importantes como Pedri e Balde. Já a Itália, apesar da frustração recente de não ir a Copa, tem no comando o campeão da Euro Roberto Mancini.
São também quatro jogadores da Inter de Milão, que fez final de temporada inspirado e bateu na trave na Champions League. Em seus últimos compromissos, a Espanha ainda mostrou fragilidade ao ser derrotada pela Escócia.
Menos de 2.5 gols em Espanha x Itália
Ao observar as melhores oportunidades de mercado para um Espanha x Itália, vale a pena observar como o histórico dessas equipes nos mostra jogos bem equilibrados. Nos oito jogos mais recentes entre eles na última década foram apenas 15 gols marcados – uma média de 1.73 por partida.
Dani Carvajal comete 1 ou mais faltas
Apenas Jurrien Timber cometeu mais faltas na divisão de elite desta edição da Nations League do que Dani Carvajal. O lateral da Espanha registra uma média de 2.18 faltas a cada 90 minutos jogados. Seu fim de temporada no Real Madrid também fortalece essa seleção, com o jogador fazendo 1.67 faltas por partida e recebendo três cartões amarelos seguidos em três jogos.
Mateo Retegui tem 1 ou mais chutes no alvo
Para finalizar o nosso Criar Aposta para Espanha x Itália, estamos acreditando em mais um bom jogo de Retegui, destaque recente dos jogos dos italianos. Ele marcou contra Inglaterra e Malta em março e deve seguir no comando de ataque com sua média de 1.12 chutes a gol por partida na temporada.
Espanha x Itália: onde assistir?
Às 15h45min (pelo horário de Brasília), será possível assistir Espanha x Itália em transmissão ao vivo pelo canal ESPN e pelo serviço de streaming Star+.