O domingo de futebol espanhol nos reserva um clássico que pode até resultar em título antecipado da La Liga. O Barcelona precisa dos três pontos para ficar com a taça, enquanto o Espanyol está desesperado por pontos na briga contra o rebaixamento. O duelo está marcado para às 16h, finalizando mais uma rodada da competição.
O confronto do primeiro turno terminou empatado em 1 a 1, com Marcos Alonso abrindo o placar para os culés e um pênalti convertido por Joselu deixando tudo igual. O Barcelona dominou completamente a partida (a estatística de gols esperados mostrou um 2.33 x 0.88), mas os visitantes da ocasião converteram seu único chute no alvo em toda a partida.
A situação do Espanyol na tabela é a seguinte: ainda com cinco partidas a serem disputadas, a equipe possui 31 pontos. São três a menos que o Valencia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Getafe, primeiro time do Z3, também possui 34. Nas últimas 10 rodadas, o Espanyol venceu apenas uma partida – 1 a 0 contra o próprio Getafe. O resto do desempenho deixa muito a desejar e a equipe precisa mostrar reação para sonhar em sair da zona da degola.
A boa notícia para esse confronto é que nenhum dos times terá grandes ausências. O desfalque do Espanyol é o meia José Gragera. O jogador de 22 anos que chegou em janeiro, mas é utilizado com pouca frequência até aqui. Isso significa que o técnico Luis García vai poder mandar a campo o que ele considera ter de melhor. Ele tem mudado bastante a formação tática da equipe nos jogos recentes, variando entre linhas com três ou quatro defensores atrás, mas de acordo com a imprensa local existe uma probabilidade maior de que o esquema com três zagueiros permaneça para o clássico.
Este final de semana pode definir o título do Barcelona até mesmo sem que entrem em campo. Caso o Real Madrid seja derrotado pelo Getafe e o Atlético de Madrid tropece no Elche, os culés já vão para o clássico como campeões da La Liga 2022/2023. Caso contrário, basta vencer o Espanyol para sacramentar a conquista no domingo. O único desfalque de Xavi para o confronto é Sergi Roberto, enquanto Gavi e Raphinha estão recuperados de pancadas que receberam em jogo diante do Osasuna.
São tantas opções no ataque que é difícil esperar qual a escalação que Xavi irá escolher para mandar a campo. Busquets, que anunciou que deixará o clube ao fim da temporada, pode fazer companhia a Pedri e De Jong no meio, enquanto Dembele pode aparecer no ataque ao lado de Lewandowski. Para completar, o treinador do Barcelona terá Raphinha e Gavi como opções.
Levando todo o contexto em conta, imagino um jogo bem pegado tanto por ser um clássico, como pela situação de ambos os times na tabela. Esse confronto já costuma ser quente por natureza e temos ainda mais motivos aqui em uma reta final de temporada. Confira as minhas seleções para essa aposta:
Barcelona vence
O Barcelona sempre chega como favorito para enfrentar o Espanyol, seu grande rival local, mas por incrível que pareça o histórico recente no RCDE Stadium não é dos melhores. Nas últimas cinco visitas, apenas uma vitória e três empates. A questão é que o Espanyol geralmente consegue esses empates sendo muito defensivo e buscando contra-ataques, mas não sei se poderão ter apenas essa postura no domingo com a alta necessidade do resultado.
Precisando tanto da vitória, o Espanyol pode fugir das suas características e atacar um pouco mais. O cenário perfeito para o Barcelona ter mais campo para jogar e colocar em ação o fato de ser o segundo time com mais gols de contra-ataque na competição. Se isso não acontecer, ainda assim acredito em vitória do Barça tendo mais posse de bola na busca por assegurar logo o título na casa do maior rival.
Time que mais recebe cartões: Espanyol
Nos últimos 10 clássicos da Catalunha, em apenas um deles o Barcelona recebeu mais cartões do que o Espanyol. E acredito que temos motivos para acreditar que esse histórico será mantido, muito porque nesta temporada o Espanyol já recebeu 13 amarelos a mais do que o Barça. Além de cinco cartões vermelhos a mais também.
O árbitro do confronto será Ricardo de Burgos e durante a sua carreira ele mostra em média 2.63 cartões por jogo ao Espanyol e 2.19 ao Barcelona. Ele apitou apenas um clássico entre os rivais até este domingo, aplicando quatro cartões para os donos da casa e dois para os culés.
Óscar Gil recebe cartão
Óscar Gil é o jogador do Campeonato Espanhol que mais recebeu cartões amarelos até aqui na competição. Já foram 12 aplicados para o atleta do Espanyol, o que significa uma média de um amarelo a cada 185 minutos em campo. Isso em si já faria dele uma seleção a ser observada, mas outros fatores me deixam ainda mais convencido de levar em consideração.
Nos últimos cinco jogos do Espanyol, Óscar Gil recebeu três amarelos e agora terá pela frente o Barcelona, maior rival de sua equipe. Os culés ainda aparecem como o terceiro time que mais sofre faltas em La Liga com uma média de 10.81 por jogo. Podendo lidar com jogadores rápidos como Dembélé ou Raphinha, além de Gavi que está sempre atrás de confusão no meio-campo, o jogador pode ser observado pelo árbitro de perto novamente.