Essa é apenas a segunda temporada de Conference League, o terceiro campeonato em termos de apelo da Uefa, mas isso não impede de que seja uma grande ocasião para os torcedores de Fiorentina x West Ham. Na temporada passada, a Roma de José Mourinho venceu o torneio e agora temos uma equipe italiana e uma inglesa frente a frente pela taça.
Teremos se enfrentando aqui dois clubes com algumas similaridades. Ambos são tradicionais na história do futebol de seu país e viram na Conference League uma boa oportunidade para voltar a demonstrar ambição a nível europeu. West Ham e Fiorentina já venceram a antiga UEFA Cup Winners Cup na década de 60 e sempre tiveram um papel importante no cenário local. Mas trazendo para a era moderna do futebol, essa certamente será a maior noite de futebol recente para ambos os lados.
A Fiorentina chegou até essa final eliminando Sivasspor nas oitavas de final por 5 a 1 no placar agregado. Nas quartas, os italianos passaram pelo Lech Poznan em uma eliminatória movimentada que terminou em 6 a 4. Na semifinal, derrota em casa na ida para o Basel, mas virada na Suíça com uma vitória impressionante por 3 a 1 para garantir o 4 a 3 no agregado.
O West Ham iniciou sua caminhada no mata-mata da Conference League com um 6 a 0 somando as duas partidas diante do AEK Larnaca. Nas quartas de final, empataram o jogo de ida com o Gent, mas fizeram o dever de casa na volta e golearam por 4 a 1 em Londres. Na semifinal foi um duelo bem equilibrado e com drama até certo ponto, mas duas vitórias para o West Ham: 2 a 1 em casa e 1 a 0 na Holanda diante do AZ Alkmaar.
Para essa final, preparei um Criar Aposta com mercados da Betfair e odds 4+. É o grande jogo do futebol europeu durante a semana antes da final da Champions League que acontece no próximo sábado. Além disso, teremos brasileiros em campo: Lucas Paquetá pelo West Ham e Arthur Cabral pela Fiorentina. Confira as seleções e suas justificativas:
Ambos os times marcam – Sim
Em 75% das finais de competição Uefa da última década vimos o mercado de ambos os times marcam dar green. A odd para essa linha ainda me parece bem atrativa para agregar valor a nossa aposta e estamos diantes de dois times com interessantes armas ofensivas e que vão buscar o gol desde o início apesar do nível de tensão que uma final pode apresentar.
O momento de West Ham e Fiorentina também ajuda: a média de gols das duas equipes nas últimas oito partidas é maior do que a que eles apresentaram no restante da temporada.
Tomas Soucek comete 1 ou mais faltas
Tomas Soucek é um dos jogadores de confiança de David Moyes e certamente será um dos 11 titulares do time londrino. Acredito que ele deve jogar os 90 minutos e, desde que isso aconteça, a última vez que o jogador não cometeu pelo menos uma falta foi no início de março em duelo com o Aston Villa.
Menos de 2.5 cartões para West Ham
As linhas para cartões estão muito altas, provavelmente influencia do que aconteceu na final da Europa League com direito a prorrogação na semana passada. Nesta quarta, teremos frente a frente a Fiorentina, que tem o quarto pior histórico disciplinar na Série A Italiana, com média de 2.45 cartões recebidos por partida, e o West Ham, o time mais ‘limpo’ da Premier League, recebendo menos cartões até que o Manchester City.
O árbitro dessa partida será Carlos del Cerro Grande e, em 32 partidas de competições Uefa que ele apitou nas últimas quatro temporada, registra uma média de 3.78 cartões por jogo. Com as linhas over estando tão em evidência, procurei valor no under contando com o histórico recente dos londrinos.