Nesta terça-feira vamos conhecer o primeiro finalista da edição 2022/2023 da Uefa Champions League. Uma das maiores rivalidades do planeta fica com os holofotes nesta semifinal, com a Inter de Milão tendo se colocado em uma situação bem confortável ao beter o Milan no jogo de ida por dois gols de diferença. Agora os rossoneros querem revanche novamente no San Siro, que desta vez estará lotado de torcedores da Inter.
A Inter começou com tudo e em poucos minutos já vencia por 2 a 0. O primeiro tempo do time de Inzaghi foi um espetáculo, finalizando 13 vezes contra apenas quatro do Milan; no segundo tempo os rubro-negros equilibraram um pouco as coisas e venceram nos chutes por 10 a 5, mas sem diminuir o placar.
O momento é completamente favorável à Inter de Milão. Estão em uma sequência de sete vitórias seguidas em todas as competições, vaga na próxima Champions League pela liga italiana um pouco mais encaminhada e muita confiança. Durante esse período só com triunfos enfrentaram grandes adversários como Roma, Juventus, Lazio e, claro, Milan na semana passada.
Além da vantagem no placar e no psicológico, a Inter parece ter se recuperado da temporada inconstante com os números recentes. São três vitórias seguidas sem tomar gol e um bom retrospecto como mandante: 11 vitórias nos últimos 16 jogos diante de seus torcedores. Como dito, os torcedores em maioria no San Siro nesta terça estarão vestindo azul e preto.
A grande maioria dos jogadores titulares no clássico da semana passada foram poupados no final de semana. Ainda assim conseguiram vitória sobre o Sassuolo por 4 a 2, mesmo após sofrer susto tomando dois gols quando a vantagem era de três gols. Inzaghi não terá problemas para escalar sua equipe tendo em mente o que fez na partida de ida, com apenas Skriniar, Dalbert e Joaquin Correa sendo desfalques.
O Milan vivia uma boa sequência sem perder antes do jogo da ida da semifinal. Eram nove partidas sem derrota, mas cinco empates no caminho. Agora são duas derrotas seguidas e um momento complicado: além de precisar se esforçar muito para reverter a situação contra a Inter, a classificação para a próxima Champions League via liga italiana também está bastante ameaçada.
No final de semana, derrota também por 2 a 0 para os candidatos a rebaixamento Spezia e muita cobrança dos torcedores em cima dos jogadores e do técnico Pioli. O desempenho fora de casa preocupa e muito, apesar do jogo ser no San Siro: apenas três vitórias nos últimos 15 jogos.
A grande notícia para o Milan é o retorno de Rafael Leao. O atacante estava indisponível no jogo de ida por lesão muscular, ainda seguia como dúvida nos últimos dias, mas Pioli garantiu que ele fará de tudo para estar em campo caso participasse da última sessão de treinamentos dos rossoneros. Junior Messias, que foi utilizado no primeiro jogo quando Bennacer precisou sair, é a dúvida da vez.
Com tudo isso em mente e levando em conta alguns fatores como a postura esperada das duas equipes e a tensão de um clássico + semifinal, preparei algumas seleções para o nosso Criar Aposta. Confira:
Hakan Çalhanoglu comente 2 ou mais faltas
12 jogadores cometeram pelo menos duas faltas no jogo de ida entre Inter e Milan na semana passada. Um deles foi Çalhanoglu, que terminou a partida com quatro infrações cometidas. A média na temporada do meio-campista é de 1.7 faltas por jogo e fez pelo menos duas em todos seus seis últimos como titular.
Çalhanoglu é ex-jogador do Milan e certamente vai querer mostrar serviço novamente. O turco cometeu duas faltas ou mais em todas as três partidas que entrou em campo contra o rival nesta temporada. Jogadores como Tonali e Brahim Diaz vão cair no setor ocupado pelo meia e vão também procurar o contato.
Sandro Tonali tem 1 ou mais chutes
Apesar do resultado adverso e da atuação para lá de questionável, o Milan ainda conseguiu 13 finalizações no jogo de ida. Apenas duas delas foram no alvo do gol defendido por Onana, com a Inter se comportando bem para neutralizar os perigos dos rossoneros. Agora precisando atacar desde o primeiro minuto, o Milan pode voltar a sofrer com a dificuldade de penetrar na defesa adversária e acabe optando por chutes de média distância para criar um momentum.
Tonali finalizou três vezes na partida de ida e pelo menos duas delas foram de uma distância considerável. Sua média na temporada é de 1.1 chutes por partida e espero que ele esteja com vontade de pelo menos testar o goleiro da Inter mais algumas vezes nesta tarde.
Olivier Giroud tem 1 ou mais chutes no gol
O impacto da possível volta de Rafael Leao ao time titular do Milan afeta todo o sistema ofensivo da equipe. O atacante não é apenas bom criando jogadas para si mesmo, mas também funciona como um criador para seus companheiros e Giroud pode ser bem melhor acionado do que foi na semana passada. Foram três finalizações do francês na ida, mas nenhuma em real condição de perigo.
Rafael Leao registra uma média de 4.58 passes para finalização por partida e é nisso que estou apostando aqui. O jogador pode não estar nas condições ideais, mas irá procurar Giroud na área a todo instante para gerar perigo.