Enquanto Manchester City e Arsenal vão fazer o grande jogo da rodada da Premier League com o título em disputa, também teremos um importante Leeds United x Leicester prometendo ser vital para as intenções de ambas as equipes que estão desesperados na briga contra o rebaixamento. É o que chamamos de um jogo de seis pontos.
Leeds e Leicester ocupam as duas posições acima da zona de rebaixamento e uma vitória poderia deixar a situação do vencedor mais tranquila em relação ao Everton, atual 18º colocado. O clima em Leeds no momento não é nada otimista graças a quatro derrotas nos últimos cinco jogos – além de ver alguns de seus concorrentes apresentarem melhora. A notícia boa é que em outros confrontos importantes contra Wolves e Nottingham Forest, Javi Gracia conseguiu a vitória e vai querer repetir isso nesta terça-feira.
O Leeds United ainda está sem Tyler Adams e Stuart Dallas, mas de resto o time da casa terá um elenco praticamente completo à disposição para enfrentar os Foxes e tentar fazer valer o mando de campo.
Após oito derrotas nas últimas nove rodadas, o Leicester enfim voltou a vencer no último final de semana. Conseguiram uma vitória vital contra o Wolves com uma forte atuação mesmo estando bastante desfalcado. Os Foxes só estão acima do Everton na tabela pelo saldo de gols e isso realmente pode fazer a diferença lá no fim da rodada 38. Uma vitória neste duelo levaria o Leicester a ultrapassar apenas o Leeds, mas todo ponto vale nessa reta final de temporada.
Mais importante, se tudo der errado o Leicester poderia terminar essa rodada na 19ª posição. São muitas lesões nos Foxes, mas tudo indica que Jamie Vardy estará apto para ser titular enquanto jogadores como James Maddison e Barnes farão testes no vestiário para tomar a decisão se podem ou não ir a campo ajudar seus companheiros. Ter esses três juntos já é uma bela notícia até para a sequência da Premier League.
Youri Tielemans comete 1 ou mais faltas
Brendan Aaronson se adaptou rapidamente ao futebol inglês e vem sendo um dos melhores jogadores de frente do Leeds nessa temporada. Por consequência, acaba sendo bastante visado em campo e é um dos atletas que mais sofre faltas. O americano sofre em média 2.17 faltas por partida jogando em uma posição ofensiva no meio-campo.
Pelo lado do Leicester, Dean Smith escalou uma formação bem ofensiva na última partida da equipe e acredito que vá insistir nisso. Com praticamente quatro jogadores de frente, isso faz com que os meio-campistas precisem cobrir muito campo e trabalhar bastante defensivamente para amenizar a exposição da equipe. Isso significa que Tielemans terá muito trabalho defensivamente falando e deve acabar em situações de que a falta será a opção. O belga cometeu três faltas diante do Wolves no final de semana e já havia feito outras duas na partida de estreia de Dean Smith.
Marc Roca tem dois ou mais chutes
O Leicester enfrentou o Wolves na última rodada e permitiu apenas 0.9 de xG aos seus adversários mesmo em 16 finalizações. A razão para um número tão baixo diante de tantos chutes é que o Wolves acabou optando por arriscar muito de fora da área. Certamente o Leicester vai buscar limitar o ataque do Leeds a também finalizar de média distância nesta partida novamente.
No entanto, o Leicester agora jogará fora de casa e deve ceder muitas finalizações mais uma vez. Espaço para Marco Roca, que tem uma média de 1.26 chutes por partida nesta temporada e geralmente arrisca quando tem espaço de média distância. Ele passou a atuar em uma faixa de campo mais adiantada com a troca no comando técnico e sua média de finalizações aumentou desde que Gracia é seu treinador: 1.98. Foram pelo menos dois chutes em cinco dos seus últimos sete jogos, falhando na seleção sugerida apenas contra Arsenal e Palace, em derrotas duras do Leeds.
Patson Daka tem 1 ou mais chutes no gol
O Leeds United aparenta ter muitas dificuldades em se defender contra o ponta-esquerda de seus oponentes. Os números indicam que os atacantes por aquele lado das equipes que enfrentam o Leeds conseguem um chute no alvo em quatro das últimas cinco partidas da equipe – apenas o jogador dessa posição do Nottingham Forest falhou nessa estatística.
Após ganhar uma oportunidade entre os titulares diante do Wolves, Patson Daka jogou muito bem conseguindo três chutes a gol em quatro finalizações. Espero que receba uma continuidade na equipe titular. Seus números gerais na temporada indicam 1.35 finalizações no alvo por partida na temporada, mas o contexto recente e levando em consideração o adersário me faz acreditar ainda mais nessa seleção.
Leicester tem 4 ou mais chutes no gol
Desde que Dean Smith assumiu o comando do Leicester, a equipe apresentou uma melhora considerável em relação ao desempenho anterior. Foram quatro chutes no alvo contra o Manchester City e seis diante do Wolves dentro de casa. São pelo menos quatro finalizações no alvo em quatro jogos seguidos e em nove dos últimos 14.
Para maior otimismo, o Leeds United apresenta problemas defensivos e cedeu pelo menos chutes no alvo ao adversário em cinco de suas últimas seis partidas. Jogos complicados contra Arsenal, Crystal Palace e Liverpool recentemente evidenciaram esses problemas defensivos e, com a expectativa de um jogo aberto, acredito que o Leicester possa repetir esses números.