Lyon e Marseille protagonizam uma das rivalidades mais quentes do Campeonato Francês. Quando algo está em jogo, então, aí é praticamente certeza de jogo disputado e bom de se acompanhar. As duas equipes se enfrentam neste domingo na partida que encerra a rodada da Ligue 1 e ambos ainda aspiram classificação para competição europeia na próxima temporada.
O Marseille ocupa agora a segunda posição após o PSG se distanciar na liderança vencendo o Lens e chegam em uma posição mais confortável nesse duelo. O time comandado por Igor Tudor vem conseguindo fortes resultados jogando como visitante em toda a temporada. O Lyon, por sua vez, não conseguiu uma vaga na final da Copa da França e vai precisar empilhar vitórias para disputar alguma competição UEFA na temporada que vem.
No primeiro turno, o Marseille venceu pelo placar mínimo graças a gol solitário de Samuel Gigot. Tendo em mente que temos tudo para ter uma partida bem aberta e disputada aqui, vejo o mercado de faltas da Betfair como uma opção interessante para extrair valor desse confronto. Separei algumas seleções que vejo como coerentes e também vou falar sobre o árbitro da partida. Confira:
O encarregado de comandar esse jogo será o árbitro Jerome Briard. Ele já apitou 23 jogos essa temporada, 14 deles na Ligue 1. Os seus números indicam que ele é tranquilo quando o assunto são cartões: a média é inferior a três amarelos por jogo no Campeonato Francês e aplicou apenas dois cartões vermelhos. Além disso marcou duas penalidades. Comandou apenas um jogo do Marseille até aqui (vitória sobre o Reims) e dois do Lyon em jogos que produziram 10 cartões amarelos somados.
Johann Lepenant comete 2 ou mais faltas
O jovem meio-campista Johann Lepenant vem jogando com bastante regularidade já que se tornou peça fundamental da boa fase do Lyon. O jogador revelado no Caen também apresenta regularidade quando o assunto é cometer faltas. Um de seus pontos fortes é o combate no meio-campo e sua energia para marcar. Ele cometeu pelo menos uma falta em todos os jogos competitivos em que foi titular desde outubro.
Na verdade, Lepenant vem de quatro jogos de Ligue 1 seguidos cometendo pelo menos duas faltas. No jogo contra o PSG recentemente o jogador cometeu quatro infrações em apenas 60 minutos de jogo. Em uma partida que deve ter intensidade semelhante a esta, faltas do meio-campista francês me parece uma bela opção.
Alexandre Lacazette comete 2 ou mais faltas
O centroavante e artilheiro do Lyon também é um dos jogadores mais propensos a cometer faltas em sua equipe. O ex-jogador do Arsenal já cometeu 48 faltas em 28 jogos pelo Lyon nesta temporada, uma média levemente superior a 1.5 faltas por partida. Ao contrário dos jogadores mais experientes em marcar, Lacazette parecer chegar sempre acima do tom na saída de bola do adversário e derrubando defensores.
O atacante cometeu três ou mais faltas em quatro de seus últimos nove jogos. No entanto, chegou a ficar sem cometer uma sequer em outras três partidas do período. No outro duelo entre Marseille e Lyon, Lacazette também fez três faltas e espero que a intensidade dele e do jogo como um todo seja semelhante. Também é provável que fique em campo os 90 minutos, aumentando as chances de entrar na caderneta do árbitro.
Samuel Gigot comete 2 ou mais faltas
O jogador do Marseille com mais faltas cometidas nessa temporada é Valentin Rongier, mas Samuel Gigot é o jogador da equipe que menos precisa de tempo em campo para cometer infrações. O zagueiro tem uma média de quase 2 faltas por jogo, três faltas a menos que Rongier e 900 minutos a menos jogados.
Por ele ele jogou tão pouco? Porque esteve lesionado e ainda está pegando o melhor ritmo de jogo após algumas semanas longe dos gramados. Em suas três últimas partidas de Ligue 1 ele cometeu 12 faltas: seis contra o Montpellier, três contra Lorient e mais três contra o Troyes.