O recorde de qualificação de 100% da Inglaterra para a Euro 2024 contrasta com as duas derrotas de Malta, e seria um choque de proporções altamente sísmicas se algo mudasse na sexta-feira no jogo Malta x Inglaterra.
É o tipo de partida que sempre questiona o mérito desses tipos de qualificatórias. A Inglaterra nunca perdeu pontos contra as equipes mais fracas do grupo em nenhuma campanha de qualificação para a Copa do Mundo ou Euro.
O argumento de que jogar contra equipes mais fortes pode melhorar as mais fracas tem pouco prestígio. No entanto, como membro da FIFA e da UEFA, é compreensível que Malta seja tratada como igual na organização dos principais torneios.
Do ponto de vista da Inglaterra, geralmente é uma oportunidade de ver novas estrelas surgirem. Embora alguns não tenham uma grande carreira pela Inglaterra, como Jonjo Shelvey, eleito o melhor jogador contra San Marino em 2016, muitos desempenham um papel fundamental para a seleção.
Se a história servir de referência, é provável que Gareth Southgate escale uma equipe híbrida. Malta receberá o devido respeito, mas a Inglaterra buscará impor seu jogo.
Independentemente do mérito da partida, pesquisas sugerem que existem ângulos que podem ser explorados em apostas inteligentes. Abaixo, você confere um palpite montado a partir da modalidade Criar Aposta do site da Betfair com as seleções que nossos analistas consideraram mais interessantes.
Malta x Inglaterra: forma recente
A transferência de Jude Bellingham para o Real Madrid foi concluída antecipadamente, e a ascensão meteórica do jovem ao ápice do futebol está bem encaminhada, tudo antes mesmo de completar 20 anos.
Contudo, o ex-Birmingham não deve começar em Malta x Inglaterra. Ainda assim, é um dos grandes símbolos da evolução da equipe de Gareth Southgate. O técnico está tendo a oportunidade que poucos técnicos da Inglaterra têm: a chance de construir e renovar um elenco.
Eberechi Eze é a mais nova adição ao elenco e o jogador do Crystal Palace certamente terá a chance de influenciar o jogo aqui. É improvável que ele comece em Malta x Inglaterra, mas até mesmo um ingresso saído do banco seria um começo positivo para ele.
Depois de ficar tão perto de alcançar seus objetivos máximos nos últimos três grandes torneios, a Euro 2024 deve ser vista como uma grande oportunidade. O objetivo é que a Inglaterra não tenha mais “gerações de ouro” que vêm e vão, mas sim um nível sustentável e estável no topo do futebol.
O ranking da FIFA da Inglaterra mal se moveu nas últimas quatro temporadas. Flutua entre o 4º e o 5º lugar, indicando exatamente o que sabemos. Este é um grupo profissional, consistente e confiável, mas talvez ainda não possua o mais alto nível que ganha os maiores eventos.
Isso dificilmente será comprovado contra Malta, mas Southgate estará interessado em usar essa partida para reintroduzir os valores fundamentais, reintroduzir os jogadores ao elenco e manter a evolução suave da equipe. Eles não vão facilitar.
Inglaterra: atualizações sobre a equipe
Muitas interrogações em torno da seleção da Inglaterra estão relacionadas às comemorações dos jogadores ingleses pelas vitórias em seus clubes.
As polêmicas envolvendo Jack Grealish e seus companheiros do Manchester City não precisam ser discutidas aqui, mas a final da Liga dos Campeões ter sido disputada tão tarde pode significar que os jogadores do City terão que esperar até a próxima partida para serem considerados para iniciar.
Jordan Pickford estará no gol, Harry Maguire provavelmente iniciará também na defesa central, com Kieran Trippier e Luke Shaw ocupando as laterais. A outra vaga na defesa central está em aberto, mas Marc Guehi, do Crystal Palace, pode fazer sua primeira partida oficial pela seleção da Inglaterra.
Bukayo Saka, Harry Kane e Marcus Rashford seriam o trio de ataque titular. Conor Gallagher poderia apoiar o ataque em um papel mais ofensivo no meio-campo, ou Eze poderia ocupar essa posição.
Malta: atualizações sobre a equipe
O espírito dos 300 espartanos será necessário se Malta quiser obter alguma coisa deste jogo. Felizmente, a maioria do elenco é composta por jogadores do Hamrun Spartans, time que disputa em Malta mesmo.
Eles são os atuais campeões malteses e também causaram algumas surpresas na UEFA Conference League desta temporada, ao derrotarem Alashkert, Velez Mostar e o famoso Levski Sofia, tornando-se o primeiro clube maltês a disputar uma fase eliminatória em uma competição oficial da UEFA. O Partizan, da Sérvia, se mostrou muito forte nos dois jogos, mas essa experiência deve beneficiar muitos dos jogadores nesta partida.
Os únicos jogadores estrangeiros do elenco são o defensor Zach Muscat, que acaba de conquistar a promoção de volta à primeira divisão portuguesa com o Farense, e Jodi Jones, que muitos fãs da EFL conhecem bem, tendo jogado por Coventry, Oxford e atualmente representando o Notts County.
Malta, como muitas das nações menores, tem desfrutado bastante do futebol da Liga das Nações. Eles venceram duas vezes San Marino na última campanha da Liga das Nações e venceram amistosos contra Azerbaijão, Kuwait e, impressionantemente, Israel, em setembro passado.
Em termos de levar essa forma para as Eliminatórias, os resultados malteses não foram terríveis. Eles marcaram um gol de consolação contra a Macedônia do Norte, que se classificou recentemente para grandes torneios, e mantiveram a Itália em apenas dois gols em casa na última partida.
O elenco está desfalcado de alguns jogadores experientes e muito bons, como o capitão do Union Saint-Gilloise, Teddy Teuma, mas podemos ter certeza de que eles começarão com uma estrutura defensiva de cinco jogadores.
O goleiro experiente Henry Bonello começará junto com Muscat, o capitão Steve Borg e provavelmente Ferdinando Apap como os três defensores centrais. Jodi Jones jogará como atacante ao lado de Kyrian Nwoko. O meio-campo provavelmente será formado por Mbong, Camenzuli, Yankam, Grech e Guillaumier.
Malta x Inglaterra: escalações esperadas
Malta: Bonello; Muscat, Apap, Borg; Mbong, Grech, Guillaumier, Yankam, Camenzuli; Jones, Nwoko. Técnico: Gareth Southgate.
Desfalques: Teddy Teuma.
Inglaterra: Pickford; Trippier, Guehi, Maguire, Shaw; Gallagher, Rice, Henderson; Saka, Kane, Rashford. Técnico: Michele Marcolini.
Desfalques: Lewis Dunk, Jude Bellingham e Ivan Toney.
Palpites para Malta x Inglaterra
Menos de 3,5 Cartões em Malta x Inglaterra
Nos últimos dois jogos contra Malta em competições internacionais, foi dado apenas um cartão.
Na verdade, em cinco partidas que a Inglaterra jogou contra seleções pequenas consecutivamente, foram coletados menos de 3,5 cartões, até os últimos três jogos. Andorra recebeu 4 amarelos e um vermelho em Wembley, Inglaterra e Andorra compartilharam cinco cartões no jogo de volta, e San Marino também recebeu cinco em 2021.
No entanto, o histórico de cartões da Inglaterra nesses jogos é de 1, 2, 1, 1, 0, 0, 0, 1, e a equipe de Southgate recebeu apenas advertências em 2 dos últimos 8 jogos.
Menos de 11,5 escanteios em Malta x Inglaterra
As odds para escanteios em Malta x Inglaterra parecem ser baseados na suposta superioridade da Inglaterra. Embora essa seja provavelmente a tendência da partida, pesquisas sugerem que isso nem sempre se traduz em muitos escanteios.
A Inglaterra tem uma média de 7,5 escanteios contra seleções pequenas nos últimos 8 jogos e não alcançou dois dígitos de escanteios nesse tipo de partida desde que teve 16 contra San Marino em 2014.
As opções de menos escanteios são uma escolha de valor para Malta x Inglaterra.
Mais de 3,5 gols em Malta x Inglaterra
Essas odds parecem um pouco generosas e provavelmente se baseiam no fato de Malta ter segurado a Itália em apenas 2 gols em sua última partida.
No entanto, a Inglaterra tem sido mais implacável contra seleções menores recentemente e possui várias opções valiosas no ataque, mesmo em comparação com a Itália.
Se a Inglaterra começar com Harry Kane, Bukayo Saka e Marcus Rashford, além da supremacia nas bolas paradas, especialmente através de Harry Maguire, haverá muitas opções de gol.
Historicamente, a Inglaterra se saiu bem ao assumir a liderança no primeiro tempo dessas partidas, tendo feito isso em 7 dos 8 jogos mais recentes contra seleções de baixo ranking. Se esse padrão se repetir, então a linha de mais de 3,5 gols deve ser batida. A própria Inglaterra superou essa marca em 7 dos 8 jogos pesquisados.
Malta x Inglaterra: onde assistir?
Às 16h (pelo horário de Brasília), será possível assistir Malta x Inglaterra em transmissão ao vivo pelo serviço de streaming Star+.