Sem dúvida alguma, o maior jogo da temporada na Premier League. O Manchester City está em grande fase e agora depende apenas de si para ser campeão nessa disputa de tirar o fôlego. O time de Guardiola ainda divide as atenções com outras duas competições após garantir vaga na final da FA Cup e ter uma semifinal de Champions League por jogar no mês de maio. São 16 jogos sem perder e abandonar essa sequência invicta justo neste duelo direto seria um baque e tanto para o clube.
Recentemente Guardiola vinha alterando muito pouco a equipe titular nos jogos mais importantes – repetiu a escalação nos dois confrontos com o Bayern -, mas agora o treinador espanhol não terá Nathan Aké, lesionado. O holandês faz grande temporada e provavelmente será substituído por Laporte, que também é canhoto e pode fazer aquela função.
Já o Arsenal vai precisar esquecer seus últimos resultados para chegar concentrado nesta partida. São três empates em sequência para os Gunners, que sentem que poderiam ter vencido todos esses jogos e esse recorte negativo pode custar o título. Eles vão levar essa partida como uma final e Arteta vai incentivar seus atletas a jogar com muita coragem.
Os londrinos sabem que, mesmo fora de casa, apenas a vitória interessa para que o Arsenal volte a depender de si para ficar com a taça. O problema são os desfalques: William Saliba, destaque defensivo da equipe, ainda está indisponível. Granit Xhaka é dúvida. Ao contrário do duelo no Emirates no início do ano, no entanto, os Gunners vão ter Gabriel Jesus para enfrentar seu ex-clube.
Gabriel Jesus tem 2 ou mais chutes
O Arsenal sabe que precisa do resultado e o atacante brasileiro terá muitas responsabilidades nesta quarta-feira. City provavelmente vai se defender com três zagueiros, além do reforço de John Stones pelo lado direito. A movimentação de Gabriel Jesus será fundamental para fazer a defesa dos citizens se mexer e abrir espaços para seus companheiros, além de aparecer no terço final buscando finalizações.
Gabriel finaliza em média 3.71 vezes por partida. Enfrentar o Manchester City no Etihad Stadium não é uma tarefa fácil, mas o brasileiro costuma aparecer bem em grandes jogos e, como mencionado, ainda não enfrentou seu ex-time ainda na temporada já que estava lesionado. Jesus conseguiu pelo menos dois chutes contra o Liverpool (2x), Manchester United, Tottenham e Chelsea. O City tenta ao máximo evitar que seu adversário finalize, mas em quatro dos seus últimos cinco jogos o centroavante oponente teve pelo menos dois chutes.
Erling Haaland tem 2 ou mais chutes no alvo
O Arsenal sabe que a ausência de William Saliba pode fazer muito a diferença. Rob Holding tem a confiança de Arteta, mas é outro nível comparado ao que Saliba vinha apresentando durante a temporada. O francês tem muita velocidade, ao contrário do defensor inglês. E é justamente isso que o City pode explorar ao acionar Erling Haaland.
O centroavante norueguês vive grande fase e a expectativa de quebrar o recorde de mais gols em uma temporada de Premier League. São 15 gols nas últimas oito partidas e pelo menos dois chutes no alvo em seis dessas oito. Os Gunners cederam dois ou mais chutes em 3 dos últimos cinco jogos e o adversário desta quarta será simplesmente o melhor do mundo atualmente na posição.
Ben White comete 2 ou mais faltas
Enfrentar diretamente Jack Grealish neste momento da temporada praticamente garante que você vai cometer faltas. O camisa 10 do City está em grande fase e uma de suas características é a retenção de bola gerando faltas dos seus marcadores. Os laterais-direitos que enfrentam o City cometeram pelo menos uma falta em todas as últimas 10 partidas do clube e pelo menos duas em sete dessas 10.
A formação atual do City está muito bem encaixada e ela possibilita que Grealish receba com espaço na esquerda em situações de 1 contra 1. Jack sofre em média 3.4 faltas por jogo e será marcado diretamente por Ben White nesta quarta-feira. O jogador do Arsenal cometeu duas ou mais faltas apenas uma vez nos últimos cinco jogos, mas frequentemente comete uma. Diante de um ponta-esquerda que vai buscar jogadas individuais, espero mais trabalho para White.
Mais de 1.5 cartões para Arsenal
Independente dos rumos que essa partida tome em questão de resultados, vejo o Arsenal recebendo cartões. Se estiverem na frente no placar vão cometer faltas para parar o ataque do City e travar o jogo, enquanto se estiveram perdendo a frustração pode ser grande e os jogadores podem perder a cabeça. O elenco do Arsenal ainda é muito jovem e esse momento de instabilidade pode ser duro.
O Arsenal recebeu dois cartões contra o West Ham e quatro contra o Liverpool. Duas partidas que venciam por 2 a 0 e cederam empate. O árbitro será Michael Oliver, que tem uma média de 3.35 cartões por jogo nesta temporada.