Os olhares dos apaixonados por futebol pelo mundo estarão em Istambul neste sábado, onde ocorrerá a final do campeonato mais badalado do futebol de clubes. Manchester City e Internazionale chegam à final da Champions League, confiantes no título e buscando a glória eterna de se sagrar campeão europeu. Para o time inglês, o título é inédito, enquanto os italianos buscam a quarta taça.
O time de Pep Guardiola chega embalado pela conquista de dois títulos nacionais: a Premier League, em que tomou a dianteira nas rodadas finais e ultrapassou o Arsenal, e a FA Cup, em que bateu o rival Manchester United na final, por 2 a 1. O time de Guardiola pode igualar a tríplice coroa conquistada pelo United em 1999. Em 2021, o City bateu na trave na competição europeia: chegou à final, mas foi superado pelo Chelsea. Já na atual edição, o time está invicto, e tem feito atuações impressionantes. Reeditando a semifinal do ano passado, o City não tomou conhecimento do Real Madrid e aplicou uma goleada de 4 a 0, em atuação de gala. Na Premier League, os citizens conquistaram impressionantes 89 pontos, e tiveram o melhor ataque da competição, com 94 gols marcados (o centroavante Haaland foi o artilheiro da competição, com 36 gols). O norueguês, que anotou 12 gols na Champions League, é o grande destaque do sistema ofensivo do time de Guardiola, que ainda conta com a ótima fase de De Bruyne, Gundogan, Bernardo Silva e Grealish.
Apesar de ter maior tradição na competição, a Internazionale chega a Istambul como zebra. Tendo conquistado a Champions League pela última vez em 2010, a equipe italiana sonha com o tetra continental, e chegou à decisão sem a badalação do rival deste sábado: na fase de mata-mata, a Inter passou pelos portugueses Porto e Benfica, além do rival Milan na semifinal. Na Série A, o time de Simone Inzaghi terminou em 3º. Na Copa da Itália, a Inter se sagrou campeã, ao bater a Fiorentina por 2 a 1 na final, com gols de Lautaro Martinez. Dos últimos 13 jogos disputados, o time perdeu apenas uma partida, contra o campeão italiano Napoli. Para a final da Champions League, Simone Inzaghi aposta no bom momento da equipe em todos os setores. No gol, Onana tem sido destaque. A zaga, formada por Darmian, Acerbi e Bastoni, tem se mostrado segura na temporada. No meio, o turco Çalhanoglu e o italiano Barella são destaques. No ataque, Lautaro Martinez (21 gols na Série A e 3 gols na Champions) e Dzeko (9 gols na Série A e 4 na Champions) são a esperança de gols – a Inter ainda conta com a estrela belga Lukaku como opção.
Manchester City vence no primeiro tempo
Em busca do seu primeiro título e contando com todos os seus jogadores à disposição, o Manchester City vive grande momento na competição e deve buscar a vitória desde o primeiro minuto, diante de um rival que deve ter uma postura mais precavida. Contando com um ataque poderoso, o City deve construir a vantagem ainda no primeiro tempo.
Mais de 0,5 gols no primeiro tempo
Dos últimos 10 jogos do Manchester City e do Internazionale, em 80% houve pelo menos um gol no primeiro tempo. Amanhã, a aposta é em jogo aberto e marcado pela busca pelo gol desde os primeiros minutos, do City pelo volume de jogo e controle pela posse de bola, enquanto a Inter buscará os contragolpes.
Manchester City tem 5 ou mais chutes no alvo
Um dos ataques mais poderosos do mundo, o Manchester City se destaca pelo amplo domínio das partidas. Na Premier League, o time de Guardiola, o time tem média de 5,8 chutes no alvo por partida. Na Champions, a média é de 7,3. Dos últimos 10 jogos em que usou titulares, em 7 o City teve 5 ou mais chutes no alvo.
Kevin De Bruyne tem 1 chute ou mais em cada tempo
O belga Kevin De Bruyne é reconhecidamente um dos melhores jogadores do mundo nas últimas temporadas. No time do City, De Bruyne é um dos grandes destaques do sistema ofensivo. Marcou 7 gols na Premier League e 2 na Champions. O belga tem média de 2,0 chutes por jogo no campeonato nacional, e 1,7 chutes por jogo na Champions League. A aposta é em partida de destaque ofensivo do meia, com pelo menos um chute em cada tempo.