Chegou o momento da tão esperada segunda semifinal da Champions League. Manchester City e Real Madrid vão medir forças no Etihad Stadium após empate por 1 a 1 no Santiago Bernabéu semana passada. Agora os ingleses esperam fazer valer o mando de campo para chegar na segunda decisão de sua história, enquanto os espanhois querem mais uma grande classificação entre tantas do maior campeão da competição.
Ainda vale lembrar que esses times se encontraram nessa mesma fase na temporada passada. O City liderou o placar do minuto um do jogo de ida ao minuto 179 do jogo de volta, mas cedeu dois gols a Rodrygo praticamente nos acréscimos e acabou eliminado. Agora o time de Guardiola conta com Erling Haaland para tentar ser mais letal na frente e o norueguês é o artilheiro da competição com 15 gols marcados.
O Real Madrid mantém a mesma base da equipe passada, reforçado de jovens jogadores como principalmente Camavinga, um dos destaques do time de Ancelotti no jogo de ida. Os espanhois já venceram a Copa do Rey nesta temporada e querem adicionar mais uma Champions League ao seu vasto currículo após fracassar em perseguir o Barcelona no Campeonato Espanhol.
O 2023 do Manchester City é praticamente impecável. Após ter problemas para ajustar a equipe no início da temporada, agora são 22 jogos em sequência sem perder e um aproveitamento perfeito como mandante. O time de Guardiola está com uma mão e meia na taça da Premier League após reverter grande desvantagem em relação ao Arsenal e também terá uma final da FA Cup para jogar. É a busca pelo triplete dos azuis de Manchester.
Ainda precisando pensar na liga nacional, o City conseguiu poupar apenas quatro jogadores na rodada do final de semana. John Stones, Bernardo Silva, De Bruyne e Jack Grealish ficaram no banco contra o Everton e devem estar de volta ao time titular. Com Aké novamente ausente, tudo indica que Pep irá repetir o time que iniciou (e terminou) o jogo do Santiago Bernabeu. Uma opção para o treinador é tentar ser mais agressivo no ataque e começar o jogo com Riyad Mahrez na ponta-direita.
Pelo lado do Real Madrid, a expectativa é de tentar finalmente conseguir um resultado positivo no Etihad, estádio que ainda não venceram. Para isso, Ancelotti contará com o brasileiro Éder Militão de volta ao sistema defensivo e Alaba deve ser deslocado para a lateral-esquerda. Dessa forma, Camavinga volta ao meio-campo e Rodrygo iria ao banco de reservas, com Valverde sendo mantido no lado direito. O atacante brasileiro ainda é visto com bons olhos como fator desequilibrante para o segundo tempo, como aconteceu ano passado.
Com todos os fatores do confronto em mente, incluindo coisas que aconteceram no jogo de ida, preparei uma aposta tripla combinada e aqui vou apresentar as seleções e as devidas justificativas. Confira:
Manchester City vence
Com o placar agregado empatado, não dá para esconder certo favoritismo do Manchester City para esse duelo. São 22 jogos seguidos perder e um desempenho de 100% de aproveitamento como mandante nos últimos 15 jogos no Etihad Stadium. O Real Madrid conta – além de um belo time, é claro – com sua aura na competição europeia para tentar sair de Manchester com vaga na final.
Os times já se enfrentaram duas vezes recentemente por partidas eliminatórias de Champions e em ambas o City levou a melhor no Etihad. 2 a 1 no início do período pandêmico e 4 a 3 na temporada passada. Com as lições da última semifinal em mente, o City quer provar que está maduro o suficiente para suportar esse tipo de jogo pesado em busca de seu primeiro título europeu.
Dani Carvajal comete 2 ou mais faltas
O lateral-direito do Real Madrid cometeu quatro faltas no jogo de ida e protagonizou um duelo intregante contra Jack Grealish, jogador com característica se partir para cima de seus oponentes e sofrer muitas faltas. O clima chegou a esquentar entre os dois, mas ambos escaparam de tomar um cartão amarelo e a parte dois do confronto ficou para essa quarta-feira.
Carvajal comete em média 1.01 faltas por jogo, mas em duelos de maior importância ele exagera na força de vontade e esses números naturalmente aumentam. Nos clássicos contra o Barcelona na Espanha, por exemplo, ele cometeu duas ou mais faltas em três dos últimos quatro duelos. Todos nesta temporada, inclusive.
Vinicius Júnior tem 1 ou mais chutes no gol
Mesmo com as minhas expectativas de que o City vença e avance, é um time extremamente qualificado do outro lado que não vai se render sem lugar. Provavelmente vão conseguir criar suas chances também e a principal arma da equipe neste momento é Vinicius Júnior. O brasileiro já marcou o gol dos madridistas no jogo de ida e se encontra em estado de graça para tentar incomodar também no Etihad.
Na temporada, a média de Vinicius é de 1.24 chutes a gol por jogo e acredito que ele vai tentar testar Ederson em diferentes momentos da partida.