A quarta-feira de futebol inglês nos reserva uma partida importante nos dois extremos na tabela no Etihad Stadium. O Manchester City pagará um de seus jogos a menos e pode assumir de vez a liderança da Premier League aproveitando sua incrível sequência de oito vitórias seguidas na liga. Já o West Ham está com 34 pontos e quer tentar se distanciar um pouco mais da zona de rebaixamento – no momento a vantagem para o primeiro time do Z3 é de quatro pontos no momento. A boa notícia para os londrinos é que os rivais Leicester, Leeds, Forest e Everton estão todos em um momento ainda pior.
O Manchester City já está começando a pensar no Real Madrid, adversário da semana que vem pela Champions League, mas Pep Guardiola quer os jogadores focados para duas partidas como mandante na Premier League antes da viagem à Espanha. As chances de um triplete para o City são reais, tendo em vista que além das duas principais competições, também estão na decisão da FA Cup para enfrentar o rival Manchester United.
Após golear o Arsenal em confronto direto, o City teve um jogo duro diante do Fulham no final de semana, mas fez o que precisava: saiu do Craven Cottage com os três pontos. Nos últimos 14 jogos, os comandados de Pep Guardiola só não venceram o Bayern na Alemanha e mesmo assim conseguiram um empate após grande vitória no jogo de ida. O último revés foi para o Tottenham no início de fevereiro. No Etihad Stadium o retrospecto é cada vez mais animador: 100% de aproveitamento em 2023 e um ambiente cada vez mais intimidador para os jogos decisivos. Nathan Aké voltou a treinar e pode reaparecer no grupo de jogadores à disposição de Guardiola, mas Kevin De Bruyne segue como dúvida.
Apesar das atuações do West Ham não serem nada convincentes durante toda a temporada, o 2022/2023 dos Hammers ainda pode ser positivo para os torcedores caso o rebaixamento seja evitado e o time ainda fique com o título da Conference League – os londrinos são os favoritos segundo as casas de apostas. Como dito, a vantagem para a zona da degola no momento é de quatro pontos e o West Ham ainda tem um jogo a menos que a maioria dos seus concorrentes, fazendo com que a situação seja tranquila independente do resultado desta quarta-feira.
Alguns chegam a dizer até que apenas uma vitória é o suficiente para o West Ham garantir sua presença na elite do futebol inglês. As partidas recentes dos Hammers deixaram os torcedores decepcionados, no entanto: saíram na frente do Liverpool e do Crystal Palace, mas acabaram perdendo as duas partidas. Kurt Zouma foi substituído no primeiro tempo na rodada passada e aumenta a lista de lesionados que também conta com Scamacca. Alguns jornalistas chegam a dizer que alguns jogadores podem ser poupados neste jogo visando centrar esforços nas partidas seguintes e mais acessíveis.
Manchester City handicap -1
O momento do City desde fevereiro fala por si. São 13 vitórias em 14 jogos, sendo 12 delas levando a melhor sobre seu adversário também nos números de gols esperados (xG). Foram 47 gols marcados nesse período citado. O time de Guardiola venceu por mais do que um gol de diferença em 11 das últimas 12 partidas que disputou no Etihad Stadium. E todos os adversários que visitaram o Etihad recentemente estavam na primeira metade da tabela ou disputaram a Champions League – a exceção é o Leicester, que perdeu por 3 a 1.
No primeiro turno o City venceu o West Ham por 2 a 0 em Londres pela rodada de abertura da competição. Falando em West Ham, o desempenho fora de casa dos londrinos contra times do top 8 da tabela é ruim: venceram apenas o Aston Villa que ainda era comandado por Steven Gerrard. Também conseguiram um empate contra o Newcastle e só. Tirando esses dois jogos, disputaram outras seis partidas contra times do top 8 como visitante e marcaram apenas dois gols.
Julián Álvarez marca ou dá assistência
O campeão do mundo Julian Alvarez tem o azar de competir por posição com o fenômeno Erling Haaland e acaba tendo minutos limitados em muitos momentos no Manchester City. O lado positivo para o argentino recentemente é que Guardiola o identificou como capaz de jogar mais recuado como um segundo atacante/meia armador e Alvarez vem sendo utilizado como um substituto de De Bruyne quando o belga não pode entrar em campo ou precisa descansar.
Somando todas as competições por clube e seleção nesta temporada, Alvarez em 2879 minutos em campo, 22 gols e quatro assistências. Isso significa 0.81 contribuições em gols a cada 90 minutos. Em jogos do City no Etihad, Alvarez já foi titular nove vezez e marcou 11 gols – pelo menos um em cada um desses jogos.
Com De Bruyne ainda sendo dúvida e provavelmente sendo preservado mesmo que tenha condições, é esperado que o atacante argentino seja titular mais uma vez próximo a Haaland no ataque dos citizens. Guardiola o elogiou muito após sua atuação e gol espetacular diante do Fulham.
Thilo Kehrer comete 1 ou mais faltas
Thilo Kehrer já cometeu 29 faltas nesta temporada, uma média de 1.36 por jogo. Apenas Lucas Paquetá e Tomas Soucek cometeram mais infrações que o defensor e possuem muito mais minutos em campo. Nas 22 partidas que foi titular pelos londrinos na temporada, Kehrer cometeu pelo menos uma falta em 17. Como visitante são nove falta sem nove confrontos, sendo pelo menos uma em seis.
Ele terá que lidar diretamente com Jack Grealish ou Phil Foden. Quem dos dois for o escolhido por Guardiola para ser titular e atuar na ponta-esquerda do City, provavelmente será o jogador mais vertical do time de Manchester na tentativa de buscar o ataque. Grealish inclusive é um dos jogadores que mais sofre faltas na Premier League na temporada.