A posição do Manchester United entre os quatro primeiros colocados da Premier League está ameaçada. Após derrota para o Newcastle, o time de Ten Hag pelo menos voltou ao caminho das vitórias ao passar pelo Brentford por 1 a 0 em jogo atrasado realizado no meio de semana. Agora, os Red Devils ocupam a quarta posição com uma vantagem de três pontos sobre o Tottenham.
A briga entre os dois promete e a rodada parece favorecer o United, já que os Spurs tem um desafio bem mais complicado ao receber o Brighton também no sábado. Esse confronto será o último da suspensão de Casemiro, que ainda será desfalque enquanto Luke Shaw, de contrato renovado, é dúvida. Isso deve significar que Malacia e McTominay tem altas chances de titularidade como vem acontecendo em alguns dos últimos jogos.
O Everton conseguiu um pontinho milagroso no meio de semana golaço de Michael Keane para buscar o empate contra o Tottenham no minuto 90, em uma partida que ambos os times tiveram um jogador expulso. No entanto, apesar de leve melhora nos resultados, o Everton só está fora da zona de rebaixamento neste momento pelo saldo de gols e precisam mostrar uma reação para afastar o perigo de entrar de vez na degola. Abdoulaye Doucoure está suspenso e será desfalque, enquanto Calvert-Lewin segue indisponível por lesão.
Mais de 3.5 cartões
O árbitro para o duelo entre United e Everton será Michael Oliver. Ele distribui em média 3.4 cartões por partida nos jogos que apitou nesta temporada. O confronto também colocará frente a frente dois dos times que mais recebem cartão na Premier League, com os Toffees sendo a quinta equipe mais advertida e os Red Devils vindo logo atrás em sexto. São 2.21 e 2.18 cartões por jogo para cada um deles respectivamente.
Os números não são dos mais exagerados, mas em uma partida que deve ser tenso graças a necessidade de vitória dos dois times, o ímpeto dos atletas dentro de campo pode pesar para que essas médias sejam colocadas em prática com margem para cima. Me surpreenderia bastante um duelo com dois cartões ou menos e vejo valor em um jogo duro com pelo menos quatro advertências.
Menos de 3.5 gols
O Manchester United vem sendo muito sólido nessa temporada, protagonizando em grande maioria partidas com um placar baixo – vamos deixar de fora aqui a goleada sofrida para o Liverpool por 7 a 0 recentemente. A média de gols por jogo das partidas dos Red Devils é de apenas 2.4. Nas últimas cinco vezes que entraram em campo pela Premier League, só o jogo de Anfield mencionado acima teve mais do que três gols.
O Everton também não costuma se envolver em jogos com placar muito elástico. Desde que Sean Dyche foi contratado, a média de gols das partidas dos Toffees é de 2.33, com seis dos nove duelos tendo três gols ou menos. O plano de jogo dos visitantes será tentar neutralizar as ameaças ofensivas do United e tentar ameaçar nos contra-ataques, enquanto o time de Ten Hag está muito dependente de Rashford no setor ofensivo.
Antony tem 1 ou mais chutes no gol
O Everton é o quarto time da Premier League que mais cede finalizações em seu gol com uma média de 4.59 a cada 90 minutos jogados. Neste contexto onde enfrentam o Manchester United fora de casa, é provável que essa margem seja ainda maior com a necessidade de vitória dos mandantes. O brasileiro Antony tem vaga praticamente garantida no time titular dos Red Devils e apresenta uma média de 1.26 chutes a gol por partida na temporada.
Antony teve pelo menos uma finalização no alvo em nove dos seus últimos 11 jogos peo clube e seu estilo de jogo possibilita bastante esse tipo de jogada. Ele gosta de finalizar de média distância e, diante de um Everton que deve se defender bastante em Old Trafford, isso pode ser uma das melhores alternativas do time de Manchester para furar a defesa adversária.
Malacia comete 2 ou mais faltas
Com a lesão de Luke Shaw no meio de semana, é esperado que Malacia seja titular nesta partida pelo Manchester United. Ele terá um confronto direto contra Dwight Mcneil, que costuma sofrer pelo menos uma falta por jogo e é um dos destaques do Everton sob o comando de Dyche.
O próprio Malacia tem uma média de 2.22 faltas cometidas por partida nesta temporada e quando é titular, praticamente sempre comete pelo menos duas faltas. Foram 24 vezes como titular em 2022/2023 e duas faltas ou mais cometidas em 16 desses jogos. Pegando um recorte mais recente, são sete jogos em nove cometendo pelo menos duas infrações.