As quartas de final da Champions League podem ser fascinantes porque é um estágio da competição onde você pode ter favoritos se enfrentando mais cedo do que se esperava, como é o caso entre Manchester City x Bayern de Munique, mas também podemos ver times que não entraram no torneio esperando ir tão longe podendo garantir uma vaga no top 4. Esse é o cenário para Milan e Napoli, que duelam nesta quarta-feira.
Os italianos não entraram na Liga dos Campeões como favoritos, mas o Napoli tem uma forte narrativa a seu favor. O time comandado por Spaletti joga um dos melhores futebol da Europa nessa temporada e lidera a Série A Italiana com 16 pontos de vantagem. O Milan foi o campeão da liga nacional passada, mas voltou ao top 8 da Europa depois de muitos anos ao eliminar o Tottenham.
Apesar dessa discrepância na Série A, um fator recente tende a deixar os rossoneros mais otimistas. Milan e Napoli se enfrentaram pouco tempo atrás e o rubro-negro conseguiu uma surpreendente vitória em pleno Estádio Diego Armando Maradona. Não só ficaram com os três pontos, mas golearam por 4 a 0.
Após algumas semanas atuando com três zagueiros, Stefano Pioli retornou ao 4-2-3-1 para esse jogo. Isso extraiu o melhor futebol de Rafael Leao e o atacante voltou a ser o destaque do setor ofensivo. Passa por ele as chances do Milan de conseguir mais um bom resultado no San Siro.
Pelo lado do Napoli, o grande destaque é a ausência do artilheiro Victor Osimhen, que ainda está fora por lesão muscular.
Ambos os times marcam – Sim
O fato de que esses times se enfrentaram recentemente pode fazer muito bom para a eliminatória. Normalmente esperamos que partidas de ida dessa fase da Champions League sejam acirradas e com equipes cautelosas, mas esses ingredientes externos podem dar outra cara ao jogo.
Após conseguir um 4 a 0 e agora jogando diante de seus torcedores, o Milan deve ganhar uma confiança extra para esse duelo até para buscar o jogo no campo de ataque e não ficar se preservando na defesa contra o forte sistema ofensivo do Napoli. Agora eles sabem alguns dos caminhos para punir as falhas do Napoli e vão querer manter o clima lá em cima.
Pelo lado do Napoli, é uma revanche de 180 minutos. A goleada sofrida provavelmente não vai significar nada na campanha rumo ao título italiano, mas ninguém gosta de ter seu ego ferido assim. Os napolitanos sabem que são o melhor time em campo neste confronto e que, devido ao chaveamento da Champions, possuem uma chance de ouro de chegar na grande final.
Khvicha Kvaratskhelia marca ou dá assistência
Kvaratskhelia é certamente um dos melhores jogadores do mundo em sua primeira temporada em uma grande liga europeia. No entanto, sofreu uma leve queda de rendimento nas últimas semanas, coincidindo com algumas partidas sem a companhia de Victor Osimhen no ataque.
O jogador teve uma sequência entre o meio de janeiro e o meio de fevereiro que, em cinco jogos da Série A, marcou quatro gols e deu quatro assistências. Nas seis partidas seguintes, jogando praticamente todos os minutos, conseguiu apenas dois gols e uma assistência.
Ainda assim, Kvaratskhelia é o destaque desse time do Napoli e seguiu sendo o jogador de frente mais perigoso da equipe mesmo com números menos assustadores. O sentimento é que ele está muito próximo de voltar aos seus melhores momentos e a ocasião é perfeita.
Sabemos o quão bom ele é. São 14 gols e 16 assistências nesta temporada somando Série A Italiana e Champions League e eu confio de que ele irá assumir a responsabilidade na ausência de Osimhen.
Ismael Bennacer comete 2 ou mais faltas
O jogo de Ismael Bennacer oferece muito mais do que apenas qualidades de marcação, mas querendo ou não, quando pensamos em apostas é mais seguro pensar sobre as faltas que ele pode cometer ou até um cartão que possa receber.
O meio-campista argelino é o cara responsável por adicionar energia ao sistema defensivo do Milan e joga ao lado de Sandro Tonali, que fica mais responsável pela saída de bola e lances mais criativos. O serviço sujo, digamos, fica com Bennacer.
Ele já cometeu 34 faltas na Série A nesta temporada – apenas 22 jogadores da liga cometeram mais até aqui. A maioria dos jogadores afrente dele nessa lista são atacantes que cometem faltas bobas perseguindo adversários; no caso de Bennacer, são faltas táticas que acabam sendo fundamentais para o andamento do jogo do Milan.
Ele certamente estará entre os titulares no meio-campo e deve ser bem acionado já que o Napoli tem um sistema ofensivo muito forte e veloz. Mesmo que nessa partida ele jogue um pouco mais adiantado que o normal, certamente irá precisar voltar para ajudar na defesa e pode se complicar contra os meias adversários.