A segunda-feira no futebol inglês vai ter uma partida que pode mexer com os dois extremos da tabela da Premier League. Newcastle e Leicester se enfrentam com a intenção de manter suas ambições possíveis para a rodada final.
O Newcastle, na verdade, já sabe que uma vitória o garante matematicamente na próxima edição da Champions League, o que seria um feito e tanto para a primeira temporada do clube sob nova direção. O Leicester, por sua vez, quer pontuar para tentar a manutenção de seu lugar na elite do futebol inglês.
Os dois times querem a vitória por diferentes motivos e seria fantástico para o Newcastle garantir sua vaga no principal torneio de clubes do planeta diante de seus torcedores. Sâo três pontos de vantagem para o Liverpool no momento, que poderá chegar apenas a 69 pontos caso vença seu último jogo. Ou seja, até mesmo um empate neste jogo ou na rodada final já basta para os Magpies.
O Leicester vive um drama. Não vencem há quatro rodadas e neste momento ocupam a 19ª colocação com 30 pontos. Lutam contra o rebaixamento com o Leeds (31) e o Everton (33) – estes já com 37 jogos disputados, enquanto os Foxes vão disputar o seu 37º nesta segunda-feira. Uma vitória os tiram do Z3, visto que seu saldo de gols é superior ao dos Toffees.
Para esta partida, o Newcastle deve contar com seus principais nomes que fazem uma bela temporada. O brasileiro Bruno Guimarães agradou bastante em seu primeiro ano em solo inglês e é um dos destaques de sua posição na Premier League. Outro nome a ser mencionado é o de Callum Wilson, que mesmo aos 31 anos já tem 18 gols marcados nessa edição da competição. Tudo isso com uma forte concorrência com jogadores importantes como Alexander Isak, uma das melhores contratações da temporada. Sobre desfalques, Eddie Howe não deve contar com Sean Longstaff, Joe Willock e Jacob Murphy, este último que fazia bela reta final de temporada.
A situação do Leicester é dramática. Enfrentam o Newcastle fora de casa nesta segunda e finalizam sua campanha diante do West Ham no próximo domingo. Se querem manter seu lugar na Premier League, provavelmente vão precisar pontuar nas duas partidas. Em caso de derrota na segunda, só um milagre na rodada final irá salvar os Foxes. Para evitar a queda, a grande esperança é James Maddison, meia inglês identificado com o clube e com capacidade técnica de desequilibrar.
Com todo o contexto em mente, preparei três seleções para o nosso Criar Aposta desta segunda-feira. Confira!
Newcastle vence
Apesar da necessidade de vitória ser bem maior para o Leicester, não dá para ignorar a disparidade entre as equipes e o fato do Newcastle querer fazer bonito no último jogo da temporada diante de seus torcedores. São nove vitórias nos últimos 12 jogos para a equipe de Bruno Guimarães, que não deve deixar escapar a chance de ficar no top 4 após tanta consistência aproveitada.
O St James Park provavelmente estará fervendo para apoiar seus jogadores a garantir sua vaga na Champions League. O Leicester precisa do resultado, mas terá que superar um ambiente hostil para quem sabe sair da zona de rebaixamento.
Boubakary Soumare comente 2 ou mais faltas
Boubakary Soumare não está tendo o início que queria de sua carreira no Leicester após deixar a França como campeão nacional pelo Lille. Teve menos de 20 jogos como titular em cada temporada e não está convencendo. Sua média de faltas em 2022/2023 é de 1.8 cometidas por jogo, número que vem aumentando nas últimas semanas.
Soumare cometeu duas ou mais faltas em quatro de seus últimos cinco jogos. Ele terá que lidar com os fortes jogadores do Newcastle, a exemplo os brasileiros Bruno Guimarães e Joelinton. Bruno, inclusive, é um dos jogadores que mais sofre falta na competição.
James Maddison tem 1 ou mais chutes no alvo
Como dito, James Maddison é a grande esperança do Leicester para gerar ameaças ao seus adversário. O jogador inglês tem 10 gols e nove assistências na temporada, números luxuosos dentro de uma equipe que briga contra o rebaixamento.
Maddison finaliza em média 2.99 vezes por partida e um desses chutes costuma ir no alvo. Nos últimos oito jogos em que o inglês esteve em campo, ele chutou a gol em sete. Ele costuma também arriscar de média distância e deve ser o responsável pelas bolas paradas perto da área.