O Nottingham Forest aparentava ter melhorado seu futebol ao conseguir uma sequência que tirou a equipe da zona de rebaixamento em 2023, mas agora são cinco jogos sem vitória, indicando que o time ainda precisa melhorar e vai brigar lá embaixo. Eles ainda têm vários jogos contra times importantes em seu calendário: ainda vão enfrentar Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal, com qualquer ponto conquistado sendo valioso. Brennan Johnson pode não estar apto o suficiente para ser titular, o que dificulta ainda mais a vida do Forest que já não contará com Chris Wood – ele está emprestado pelo Newcastle e o contrato não permite sua utilização. Isso faz o trabalho dos donos da casa cada vez mais complicado, mas o fato de jogar em casa pode dar confiança: perderam apenas uma de suas últimas 12 partidas diante de seus torcedores.
O Newcastle, por sua vez, voltou a vencer no último final de semana com um belo triunfo sobre o Wolves como mandante; graças a derrota do Liverpool para o Bournemouth, o G4 volta a ser uma realidade para o time de Howe. Tanto os Reds como o Brighton tiveram seus jogos desta rodada adiados pela FA Cup, enquanto o Tottenham enfrenta o Southampton. Em termos de tabela, o Newcastle precisa da vitória para seguir no pelotão que busca vaga na Champions. Joelinton está suspenso e será desfalque, assim como Anthony Gordon que está lesionado. Apesar das ausências, o Newcastle ainda tem um elenco muito forte e os torcedores devem estar confiantes para enfrentar o Forest fora de casa.
Mais de 4 escanteios na partida para Newcastle
O Newcastle tem a maior média de escanteios por partida na Premier League nesta temporada, com um incrível número de 6.92 cantos por jogo. O Nottingham Forest, por outro lado, é o segundo time que mais concede escanteios na liga inglesa, com 6.23 cantos contra em média por jogo. Mesmo fora de casa os números do Newcastle são fortes: foram pelo menos cinco escanteios em sete dos últimos 11 jogos como visitante. Apenas contra City, Liverpool, United e Southampton não alcançou a marca de cinco. No último confronto direto, foram 11 cantos a favor do Newcastle e acredito que a postura vá ser semelhante neste duelo. O Nottingham Forest estará sem alguns de seus principais jogadores de frente, o que significa que terão mais dificuldade para atacar, indicando domínio da posse do Newcastle. Dessa forma, os visitantes devem se colocar ainda mais em situações de ganhar tiros de canto.
Morgan Gibbs-White tem mais de 1.5 finalizações
Apesar de tudo, não dá para negar que a evolução ofensiva do Forest em 2023: marcaram 10 gols nos últimos 10 jogos após terem feito apenas 11 nas primeiras 16 partidas. Os contra-ataques da equipe melhoraram bastante e Morgan Gibbs-White é peça fundamental para isso. Ele tem média de 1.97 chutes por partida essa temporada e, desde a Copa do Mundo, está cada vez mais envolvido nos ataques do Forest. Em 2023, Gibbs-White teve pelo menos dois chutes em 9 das 12 vezes que entrou em campo por todas as competições – só não finalizou contra Tottenham, City e Wolves. Ele finalizou ao menos duas vezes contra United, Chelsea e Fulham nesse mesmo período, o que significa que ele é capaz de fazer isso contra boas equipes. Com ausências no ataque, Gibbs-White ainda será a peça chave do setor ofensivo dos donos da casa.
Bruno Guimarães comete 1 ou mais faltas
Enquanto deixa os adversários com mais posse de bola, o Forest ainda costuma receber muitas faltas. Eles sofrem em média 10.8 faltas por jogo – são a sexta equipe que mais recebe faltas na Premier League. Nas últimas três partidas do Forest, foi fácil notar meio-campistas do oponente cometendo infrações. Hojbjerg cometeu duas faltas e Skipp uma em um Tottenham x Forest; Doucoure fez três, Onana duas e Gueye uma quando enfrentaram o Everton. Soucek cometeu duas infrações quando o West Ham duelou com o Forest. Logo, podemos olhar para o meio-campo procurando algum postulante a cometer faltas e surge o nome de Bruno Guimarães. O brasileiro tem em média 1.54 faltas por jogo nesta temporada e cometeu pelo menos uma infração nas seis últimas vezes que foi titular pelo clube. Apesar das odds não estarem altas, me parece provável que seja uma boa seleção.
Serge Aurier comete 1 ou mais faltas
O lateral-direito do Forest terá a dura missão de provavelmente lidar com Allan Saint-Maximin, um dos pontas mais agressivos da Premier League. O francês recebe em média 1.21 faltas por partida e costuma dar muito trabalho ao lateral por aquele lado do adversário. Nas últimas cinco partidas que foi titular, o lateral-direito que o enfrentou cometeu 1, 3, 2, 2 e 1 falta. Aurier é o titular na posição do Forest no momento e ele tem seus momentos de loucura. O ex-jogador do Tottenham comete 0.87 faltas por jogo e cometeu infrações em suas últimas cinco partidas. Contra o atacante do Newcastle em um jogo duro, me parece um bom valor essa seleção.