A final da Copa do Rey acontece neste sábado e coloca frente a frente Real Madrid e Osasuna para coroar um campeão. O duelo está marcado para às 17h (horário de Brasília) e vai acontecer em La Cartuja, Sevilla.
O Real Madrid chegou na grande decisão após eliminar o seu rival Barcelona com uma bela virada por 4 a 0 no jogo de volta em pleno Camp Nou. O Osasuna, por sua vez, passou pelo Athletic Bilbao para surpreender a muitos e ter chance de ser campeão da Copa do Rey. Essa seria a primeira conquista de Copa do Rey do Real Madrid desde 2014, na primeira passagem de Carlo Ancelotti pelo clube. Para o Osasuna seria um feito inédito.
Real Madrid vence
Existe um dito popular no mundo do futebol que fala o seguinte: o Real Madrid não joga finais, ele apenas vence. E os números recentes confirmam essa teoria: são 17 vitórias nas últimas 20 decisões disputadas pelos madridistas, números contados desde 2014. Logicamente eles são franco favoritos para esse confronto, principalmente pela falta de experiência do Osasuna em eventos dessa magnitude: é apenas a segunda final de Copa do Rey da equipe, após perder em 2005 para o Real Betis em uma prorrogação.
O Real Madrid vai querer esse título para começar a ‘salvar’ a sua temporada e quer de preferência sem tempo extra e penalidades. Eles tem um compromisso ainda mais exigente na próxima terça-feira ao enfrentar o Manchester City pela partida de ida da semifinal da Champions League. Por esse motivo, vejo o Real Madrid ligado desde o começo e acredito que tudo pode ser resolvido nos 90 minutos.
Falando sobre o momento atual dos finalistas, ambos acabaram derrotados na rodada do meio de semana do Campeonato Espanhol. A questão é que tanto Real como Osasuna estavam com todas as atenções para este duelo e não utilizaram força máxima. Nos madridistas, por exemplo, jogadores importantes como Vinicius Junior, Camavinga e Benzema sequer entraram em campo.
O Osasuna também poupou alguns titulares, mas ainda assim terão um problema sério: o lateral-direito Nacho Vidal se lesionou e estará indisponível para o restante da temporada. Uma perda importante tendo em vista que ele é o titular e atua no setor do jogador mais perigoso do Real Madrid: Vinicius Junior. Ruben Pena, Diego Moreno e Jon Moncayola são os candidatos a substituir o lesionado e certamente terão dificuldade para lidar com o brasileiro.
Vinicius Junior tem 2 ou mais chutes no gol
Vinicius já é considerado um dos melhores jogadores da temporada europeia e o Osasuna deve estar ainda mais preocupado ao saber que o brasileiro chegará para essa final devidamente descansado após ser poupado no último jogo do Real Madrid. Ele vinha atuando recorrentemente desde fevereiro, mas precisa recuperar o gás para os duelos importantes da reta final.
Nas últimas 11 atuações de Vinicius pelo Real Madrid o jogador participou de um gol. Foram quatro gols e 11 assistências para colocar o brasileiro na liderança das estatísticas ofensivas do Real Madrid.
Ele também gosta da Copa do Rey. Na edição desta temporada, Vinicius já marcou três gols em quatro jogos disputados e ainda registra uma média de 2.6 finalizações a cada 90 minutos. Devido a ocasião, espero que Vinicius arrisque bastante: entre os jogos que o brasileiro teve dois ou mais chutes a gol em 2023, estão duelos grandes contra Chelsea e Liverpool (na ida e na volta).
Para finalizar, o Osasuna é uma das vítimas favoritas de Vinicius. Foram dois e três chutes no alvo nas últimas duas oportunidades contra os oponentes deste sábado.
David García comete 2 ou mais faltas
David García deve voltar ao time titular do Osasuna após perder duas partidas por uma lesão no nariz. Ele é uma das referências do sistema defensivo da equipe e deve atuar ao lado de Aridane Hernández.
García tem uma média de duas faltas cometidas por jogo nesta temporada e ainda acumula oito cartões amarelos recebidos. A questão é que essa média vinha crescendo nos seus últimos jogos: nas três partidas mais recentes, foram 3.67 faltas cometidas a cada 90 minutos.
Apesar de estar construindo uma boa reputação com sua temporada consistente, García costuma ter dificuldades contra o Real Madrid. No último confronto direto entre os finalistas o defensor cometeu três faltas e na partida do primeiro turno recebeu um cartão vermelho. Para piorar, David García costuma jogar pela esquerda da defesa e pode ter que lidar com a movimentação de Rodrygo, que geralmente abandona a ponta-direita para atuar por dentro. Além, claro de Benzema.
Osasuna recebe mais cartões
Acima já demos alguns motivos para acreditar em defensores do Osasuna sendo advertidos, já que o Real Madrid tem muitas armas individuais ofensivamente falando. E o histórico recente da equipe me leva a acreditar que terão mais problemas na relação com o árbitro José Maria Sánchez Martinez: os últimos sete jogos do Osasuna registraram uma média de 7.4 cartões. O time perdedor foi quem mais recebeu advertências da arbitragem em três deles.
Também podemos esperar que o Real Madrid evite os cartões. São o time com menor número de cartões na La Liga nesta temporada com uma média de 1.82 amarelos por jogo. A média da liga é de 2.48 a cada 90 minutos.