O confronto entre São Paulo x Athletico-PR já decidiu uma Libertadores. Foi em 2005 e, naquela ocasião, o São Paulo se sagrou campeão.
Depois disso, os clubes seguiram se destacando nos cenários nacional e continental. Ambos foram campeões da Copa Sul-Americana (o São Paulo, em 2012, e o Athletico-PR em 2018 e 2021). O São Paulo foi tricampeão brasileiro (de 2006 a 2008), enquanto o Athletico Paranaense conquistou a Copa do Brasil, em 2019.
Pela 11ª rodada do Brasileirão, São Paulo x Athletico-PR se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, no Morumbi. Ao fim desta publicação, você terá lido uma análise sobre a partida e encontrará um palpite que pode ser feito pelo site de apostas da Betfair. Confira os botões promocionais no topo e na base da página para apostar no site usando bônus de boas vindas.
São Paulo x Athletico-PR: forma recente
O São Paulo quer melhorar o seu desempenho e deixar de lado os tropeços recentes. Na última partida antes da parada internacional, o time de Dorival Júnior perdeu o clássico Choque-Rei para o Palmeiras por 2 a 0, em pleno Morumbi. Antes desse jogo, o Tricolor havia vencido o Tolima por 5 a 0 pela Copa Sul-Americana, o que assegurou a classificação para a próxima fase (o time irá disputar o primeiro lugar do grupo D no último confronto contra o Tigre, no Morumbi).
Antes disso, o Tricolor tinha sido derrotado pelo Grêmio em Porto Alegre, por 2 a 1, em partida válida pelo Brasileirão. Além disso, classificou-se recentemente na Copa do Brasil, mas passando susto: derrota por 3 a 1 no Morumbi contra o Sport Recife, o que fez com que a classificação viesse apenas nos pênaltis – nas quartas-de-final, irá enfrentar o Palmeiras. Pelo Brasileirão, está em 8º, com 15 pontos (4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas). Marcou 15 gols e sofreu 11. Jogando como mandante na Série A, tem 4 vitórias e 1 derrota.
A vitória recente por 1 a 0 contra o Libertad garantiu o CAP nas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Na última rodada, o Furacão jogará em casa contra o Alianza Lima (uma vitória garante o primeiro lugar do Grupo G). Pela Copa do Brasil, o time de Curitiba avançou para as quartas-de-final após eliminar o Botafogo. E, pelo Brasileirão, o time vem de empate, fora de casa, contra o América Mineiro: o Furacão chegou a estar na frente, mas cedeu o empate no Mineirão. Contando todas as competições, nos últimos 10 jogos o Athletico venceu seis vezes, empatou uma partida e perdeu três vezes. No Brasileirão, está em 7º, com 16 pontos (5 vitórias, 1 empate e 4 derrotas). Marcou 14 gols e sofreu 13. Como visitante na competição, tem uma vitória, um empate e três derrotas.
São Paulo: atualizações sobre a equipe
Arboleda, convocado para a seleção do Equador, não estará à disposição do técnico Dorival Júnior para o confronto desta quarta-feira. Sem a presença do equatoriano, Diego Costa e Alan Franco são as opções para a zaga, ao lado de Lucas Beraldo, titular absoluto – Diego Costa é o favorito para formar a dupla de zaga. Pablo Maia foi expulso contra o Palmeiras e também irá desfalcar a equipe. Michel Araújo foi punido pelo STJD e está de fora – deve ser substituído por Rodrigo Nestor. No DM, Galoppo, Ferraresi, Igor Vinicius, Moreira, Welington e Talles Costa, que serão desfalques.
Entre as possíveis novidades entre os relacionados, estão Erison, Jandrei e Alexandre Pato.
Athletico-PR: atualizações sobre a equipe
Na última semana, uma notícia caiu como uma bomba no clube: o diretor-técnico Felipão anunciou a saída do clube, para assumir como técnico do Atlético Mineiro. Com a saída do experiente treinador, o executivo Alexandre Mattos decidiu demitir o então técnico Paulo Turra. Até encontrar um treinador, o auxiliar Wesley Carvalho assume interinamente. A direção paranaense ficou decepcionada com Felipão, que havia afirmado que não exerceria mais o cargo de treinador.
Erick e Canobbio estão suspensos. Além deles, Fernandinho deve desfalcar a equipe até o final de junho, por lesão. O atacante Pablo está em fase final de recuperação e é dúvida. Vitor Bueno deverá ganhar oportunidade no meio-campo da equipe. No ataque, Vitor Bueno é o destaque.
Felipão se junta à delegação em Volta Redonda: https://t.co/emdd42bpJf#GaloPaixãoNacional 🏴🏳️ pic.twitter.com/Ty2HVruMdl
— Atlético (@Atletico) June 20, 2023
São Paulo x Athletico-PR: escalações esperadas
São Paulo: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Caio Paulista; Luan, Gabi Neves, Nestor e Alisson (Wellington Rato); Luciano e Calleri. Técnico: Dorival Júnior
Desfalques: Fernandinho, Pablo.
Athletico-PR: Bento; Madson, Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura e Alex Santana; Christian, Vitor Bueno e Cuello; Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Desfalques: Erison, Ferraresi, Galoppo, Igor Vinicius, Jandrei, João Moreira, Pablo Maia, Pato, Talles Costa, Wellington.
Palpites para São Paulo x Athletico-PR
São Paulo vence
O Tricolor quer recuperar o bom momento, e conta com a força do Morumbi para voltar a vencer. Antes da derrota contra o Palmeiras, o São Paulo havia vencido todos os jogos como mandante pelo Brasileirão. Com tempo para descansar e treinar, o fator local deve ser determinante para a vitória do time de Dorival Júnior.
Mais de 1,5 gols
Os jogos de São Paulo x Athletico-PR costumam ser marcados por gols. Contando com ataques poderosos, as duas equipes costumam levar perigo ao gol adversário. Contando todos os campeonatos, dos últimos 10 jogos do São Paulo, em 9 (90%) houve mais de um gol. Em 7 (70%) dos últimos 10 jogos do Furacão, houve mais de um gol.
Mais de 10,5 escanteios
A aposta é de um jogo marcado pela busca da vitória das duas equipes. Mesmo como visitante, o Athletico Paranaense costuma ir pra cima. Com média de 6,4 escanteios por jogo na Série A, o São Paulo costuma ter jogos marcados por mais de 10 corners. Dos últimos cinco jogos, contando todas as competições, em quatro houve mais de 10 escanteios. O Athletico não costuma ter tantos escanteios nos seus jogos (média de 4,7 por jogo no Brasileirão). Em 2 dos últimos 5 jogos, contando todas as competições, houve mais de 10 escanteios. Apesar desse dado, a aposta é que o jogo no Morumbi seja marcado por mais de 10 corners, principalmente pelos dados do São Paulo.
Onde assistir São Paulo x Athletico-PR?
Às 19h (pelo horário de Brasília), será possível assistir São Paulo x Athletico-PR em transmissão ao vivo pelo serviço de streaming Premiere.