Apesar de uma campanha abaixo da expectativa na Premier League, o West Ham de David Moyes parece se encontrar na Europa e está na semifinal da Conference League. O adversário desta quinta-feira será o AZ Alkmaar e com o rebaixamento já fora de questão na liga inglesa, os londrinos estão com muita sede por este título.
David Moyes passou essa temporada inteira sendo bastante pressionado, mas agora tem a oportunidade perfeita para deixar seu nome cravado na história do West Ham: os Hammers não levantam uma taça continental desde a Cup Winner’s Cup de 1965. A campanha na Conference League até aqui é muito boa, principalmente quando falamos sobre os jogos em casa. Foram seis vitórias diante de seus torcedores para o West Ham na competição e a torcida faz questão de proporcionar um ambiente bem favorável para seus jogadores.
Para o duelo de ida desta quinta, o West Ham estará sem três jogadores importantes. Gianluca Scamacca já é ausência há um bom tempo e não é nenhuma novidade estar de fora, mas Zouma e Coufal se machucaram recentemente e podem ser um problema. Coufal não é apenas um lateral sólido, mas sim o cara que oferece muita força defensiva para os lindrinos contra qualquer ponta-esquerda que enfrentar. No entanto, Kehrer foi seu substituto contra o Manchester United e o time de Moyes conseguiu vencer sem levar gols.
O AZ Alkmaar construiu um time jovem e com muita força para fazer uma campanha boa também na Eredivisie. Ocupam o quarto lugar no momento com apenas dois pontos de desvantagem para o Ajax e já garantiram presença na próxima edição da Conference League. O jogador a ser observado dos holandeses é Vangelis Pavlidis, que tem 12 gols e quatro assistências nacionalmente e cinco gols no torneio europeu.
Uma baixa importante para o AZ será o jovem lateral-esquerdo Milos Kerkez. Apenas três jogadores entraram em campo por mais minutos pelo clube nesta temporada que o jogador de 19 anos que está suspenso para esta quinta – Mees de Wit deve ser o substituto. Jens Odgaard também é dúvida após sair durante partida no final de semana.
Resultado: West Ham
Para garantir sua permanência na Premier League, o West Ham melhorou seu desempenho como mandante recentemente. São seis vitórias nos 11 jogos disputados em casa em 2023, deixando pontos apenas para equipes em boas colocações na competição nacional. Na Conference League o histórico é ainda melhor, vencendo todos os seis jogos diante de seus torcedores e ainda conseguindo cinco triunfos fora de casa.
O AZ Alkmaar é um bom time e não deve ser subestimado, mas aparenta ter problemas jogando fora de casa. Perderam para o Anderletch na eliminatória passada e contra a Lazio, apesar do triunfo, os números de gols esperados (xG) mostraram vantagem para os italianos (1.3 x 0.7). Pela Eredivisie, empataram sem gols com o Ajax na última rodada, mas novamente estiveram em desvantagem no xG: 2.4 x 1.0.
Michail Antonio: mais de 1.5 chutes ao gol na partida
Como já mencionado, o AZ enfrentou o Ajax no final de semana e tiveram pela frente Brian Brobbey, um jogador com características bem semelhantes a Antonio. Ambos são fortes, gostam de jogar também de costas para o gol e tem velocidade para correr nas costas e incomodar bastante os defensores.
Brobbey finalizou quatro vezes na partida, com duas delas sendo no alvo. A média de Antonio na Premier League é de apenas 0.61 por jogo, mas na Conference League essa estatística sobe para 2.29 e, jogando dentro de casa, será talvez a principal arma dos londrinos para buscar uma vantagem.
Mais de 3 escanteios na partida para West Ham
O West Ham normalmente tem um alto número de cantos a seu favor. A média é de 5.37 por partida nesta temporada e a seleção sugerida acima deu green em oito dos últimos 11 jogos dos londrinos. O AZ, por sua vez, cede em média 3.74 escanteios por jogo, mas encarando geralmente adversários inferiores em uma liga mais fraca. O Ajax, por exemplo, conseguiu sete cantos contra o AZ.