O domingo de Premier League começa logo pela manhã com uma viagem do Leeds United a Londres para enfrentar o West Ham. É um jogo de vida ou morte para o Leeds que ainda está envolvido na briga contra o rebaixamento com Leicester e Everton. Jogando fora de casa, vão precisar vencer o Hammers pela primeira vez desde 2005 – foram oito jogos desde então. No primeiro turno, empate por 2 a 2 em Elland Road.
Chegamos para esse confronto após o West Ham ter garantido sua vaga na final da Conference League ao bater o AZ Alkmaar fora de casa no meio de semana. A decisão em Praga será a primeira final europeia do clube desde 1976. A fase na Premier League não é das melhores, mas o time deu uma relaxada após garantir a permanência recentemente.
O Leeds vai a Londres para esse duelo querendo exterminar uma sequência de sete jogos sem vitória. A situação dos times que brigam contra o rebaixamento na Liga Inglesa é tão delicada que mesmo assim a equipe ainda tem chance de se salvar. Pelo menos conseguiram um empate contra o forte Newcastle na rodada passada, mas em um jogo que poderiam ter conseguido mais.
A situação da tabela é a seguinte: o Leeds ocupa a 18ª posição com um a ponto a mais que o Leicester e dois a menos que o Everton, que empatou na rodada. A parte boa é que o Leeds não será automaticamente rebaixado em caso de derrota, já que o Everton conquistou apenas um ponto no sábado.
O Leeds United não poderá contar com Junior Firpo, que recebeu um cartão vermelho nos minutos finais do confronto diante do Newcastle. Tyler Adams, Stuart Dallas e Luis Sinisterra também estão fora, enquanto Marc Roca é dúvida. No West Ham são esperadas rotações já pensando na final do próximo dia sete, com jogadores sendo poupados e outros do banco ganhando ritmo de jogo.
Rodrigo tem 1 ou mais chutes no gol
Rodrigo é o principal jogador do setor ofensivo do Leeds nesta temporada com 12 gols marcados na Premier League – pelo menos sete a mais do que qualquer outro jogador do elenco. Seguindo a lógica, também é o jogador com mais chutes a gol (24) e mais finalizações (62). São 3.18 chutes por partida com 1.23 deles indo no alvo.
Rodrigo foi titular em 22 jogos nesta temporada e nos últimos 14 ele conseguiu 15 finalizações a gol. A seleção sugerida acima deu green em nove destes jogos. No jogo do primeiro turno, Rodrigo finalizou quatro vezes e três delas foi ao alvo – uma inclusive balançou a rede.
Ambos os times marcam – Sim
O West Ham já jogou 12 partidas como mandante em 2023 e conseguiu balançar a rede em todas elas com um total de 24 gols marcados. Números bons, mas o sistema defensivo não vem se segurando: também sofreram 11 gols nesses jogos e a única clean sheet foi diante do Manchester United recentemente em vitória por 1 a 0.
O Leeds também tem visto muitos gols de ambos os lados em seus duelos. A linha sugerida acima bateu green em todos os últimos 11 jogos da equipe, que não consegue uma clean sheet desde o final de fevereiro. Jogando fora de casa, o Leeds registra oito gols nos últimos cinco jogos e isso inclui confrontos com City e Arsenal.
Recebe mais cartões – Leeds United
O West Ham recebeu apenas quatro quartões em todos os seus últimos seis jogos e recebeu pelo menos duas advertências apenas uma vez neste período. Em quatro das últimas nove partidas os londrinos não receberam um cartão sequer e em apenas duas receberam dois ou mais. Desde novembro, o West Ham recebeu três ou mais cartões apenas duas vezes.
Já os jogos do Leeds vem registrando um número interessante de cartões. Nos últimos cinco foram 15 amarelos e um vermelho – três ou mais por jogo em quatro desses cinco. O árbitro desse confronto será Peter Bankes, que registra uma média de 1.76 cartões para os donos da casa e 2.15 para os visitantes.